O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA «F PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

16

EM 17 DE JANEIRO DE 192!

Presidência do Ex.rao Sr. Abílio Correia da Silva Marcai

Secretários os Ex.mo8 Srs,

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário.— A sessão abre com a presença de 39 Srs. Deputados.

É lida a acta da sessão anterior. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Bartolo-meu Severino pregunta pelo destino do projecto de lei n.° 599.

O Sr. Orlando Marcai agradece um voto de sentimento da Câmara.

O Sr. Sampaio Maia ocupa-se da falta de pagamento aos professores primários do concelho de Espinho.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Pereira) promete transmitir ao seu colega da Instrução as considerações do orador.

Prossegue a discussão do projecto n." 623-D, na generalidade, usando da palavra o Sr. Barbosa de Magalhães, que manda para a Mesa dois projectos de lei.

O Sr. Ministro das Finanças (Cunha Leal) manda para a Mesa duas propostas de lei relativas a pautas aduaneiras e anuncia que brevemente mandará para a Mesa a proposta de reforma d(i lei do imposto de selo.

O òr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) usa da palavra sobre o projecto n." 623-D.

O Sr. Ferreira da Rocha chama a atenção do Sr. Minis l i-o das Colónias para a irregularidade que viu anunciada, de se ir publicar um decreto, regulando a exportação dos produtos das colónias.

O Sr. Ministro da Justiça (Lopes Cardoso) promete transmitir as considerações do Sr. De-putaJo ao seu colega das Colónias.

E aprovada a acta.

São concedidas licenças.

O Sr. Presidente propõe um voto de sentimento pela morte do professor Aarão de Lacerda, antigo Deputado.

Associam-se a esse voto os Srs. Eduardo de Sousa, Helder Ribeiro, Pacheco de Amorim, Orlando Marcai, António Granjo, Vasco Borges, António Maria da Silva, Campos Melo e Presidente do Ministério (Liberato Pinto).

Ordem do dia. — Prossegue o debate sobre a Agencia Financial do Rio de Janeiro, usando da palavra o Sr. Ministro das Finanças, que termina por apresentar uma proposta de inquérito aos serviços da referida Agência.

Para explicações, usam da palavra os Srs. Ferreira da Rocha e Leio Portela, respondendo--Ihes o Sr. Ministro das Finanças.

O Sr. António Granjo fica com a palavra reservada para a sessão seguinte.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a •imediata cem a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às 15 horas e 5 minutos.

Presentes à chamada 66 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Abílio Correia da Silva Marcai. Alberto Ferreira Vidal. Alberto Jordão Marques da Costa. Albino Pinto da Fonseca. Alfredo Pinto de Azevedo e tíousa. Américo Olavo Correia de Azevedo. Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

António Albino de Carvalho Mourao. António Albino Marques de Azevedo. António Augusto Tavares Ferreira. António da Costa Ferreira. António da Costa Godinho do Amaral. António Joaquim Granjo. '