O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

ADOS

SESS.O I£T. -51

EM 27 DE ABRIL DE 1921

Presidência do Ex,ao Sr. Jorge de Vasconcelos Nunes

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.n'*s Srs.

Sumário. — Respondem à chamada 40 Srs. Dep-utados. Procede-se à leitura da acta e do expediente.

Usa da palavra para interrogar a Mesa o Sr. Eduardo de Sousa. O Sr. Presidente dá explicações.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Manuel José da Silva (Porto) refere-se ao cumprimento da le.i do inquilinato e à falta de azeite no mercado. (J Sr. Ministro do Comércio (António Fonseca) promete transmitir as suas considerações aos seus cole'/as das pastas do Interior e da Justiça.

Ó Sr. Lúcio de Asevedo refere-se a uma noticia vinda num jornal estrangeiro sobre um pedido dama concessão de quedas de água. Responde o Sr. Ministro do Comércio, vottando o Sr. LÚCÍ& de Azevedo a usar da palavra para explicações;

O Sr. Eduardo de Sousa reclama contra a sus-pensão do serviço completo da estação telégrafo--postal de Lousada, respondendo o Sr. Ministro do Comércio,

O Sr. Eoaristo de Carvalho pede providencias sobre o mau estado das estradas no eoncelho de Soitre. O Sr. Ministro do Comércio dddara que toma o pedido na devida consideração.

E aprovada a acta.

O Sr. Presidente propôs um voto de sentimento pela morte da mãe do Sr. João Bacelar. E aprovado.

O Sr. Ministro da Justiça (Lopes Cardoso} requere que entre imediatamente em discussão o parecer da comissão de finanças sobre o projecto de lei que abre um crédito extraordinário de 600 contos para alimentação^ dos presos das cadeias civis. E aprovado o requerimento, bem como o projecto.

Em negócio urgente, o Sr. António Granjo trata da greve da Universidade de Coimbra. Responde o Sr. Ministro da Instrução Pública (Júlio Martins).

O Sr. Ministro da Guerra (Álvaro de Castro) manda para a Mesa o relatório da sindicância feita ao Instituto de Arroios. Apresenta também

José António da Costa Júnior

uma proposta de lei para a qual pede urgência dispensa do Regimento, que a Câmaia concede sendo aprovado, depois de usarem da palavra os Srs. Vitorino Guimarães, António Gi anjo e Ministro da Guerra.

O Sr. Afonso de Macedo manda para a Mesa um projecto de lei para o qual pede urgência. E concedida.

Ordem do dia. — Continua a discussão da proposta de lei autorizando o Governo a elaborar um acordo co>n a Companhia dos Tnba^os. Fala o Sr. Leio Portela, que fica com a palavra reservada.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. José de Almeida pede que se proceda a um inquérito acerca da intervenção da polícia numa desordem havida em Bemfica. Responde o Sr. Ministro das Finanças.

O Sr. António Granjo pede providências sobre vários factos ocorridos em Coimbra.

O Sr. Cosia Pereira refere abusos praticados por um funcionário de finanças. Responde o Sr. Ministro das Finanças, encerrando depois o Sr. Presidente a sessão e marcando a seguinte para o dia imediato.

Abertura da sessão às lô horas. Presentes à chamada 64 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão: