O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 56

EM 27 DE MARÇO DE 1925

Presidência do Exmo. Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
Luís António da Silva Tavares de Carvalho

Sumário.- Respondem à chamada 48 Srs. Deputados, procedendo-se à leitura da acta Dá-se conta do expediente, que tem o devido destino.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Tavares de Carvalho chama a atenção do Govêrno para o facto de continuar a jogar-se em vários clubes, protestando contra êste estado de cousas.

Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio (Ferreira de Simas)

O Sr. Agatão Lança refere-se ao desastre ocorrido esta manhã, com a queda dum aparelho da aviação militar.

Propõe um voto de sentimento.

Expõe seguidamente vários actos, que considera irregulares, praticados por cônsules portugueses na América do Norte.

Responde o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Pedro Martins), associando-se ao voto de sentimento proposto pelo orador antecedente e dando várias explicações acerca da nossa representação consular na América do Norte.

O Sr. Agaloo Lança usa novamente da palavra para explicações, agradecendo a resposta do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Sr. Presidente comunica que o Sr. Plínio Silva deseja ocupar-se, em negócio urgente, do problema da reparação das estradas.

Sôbre o modo de votar usam da palavra os Srs. Carvalho da Silva, Nano Simões e Plínio Silva.

O Sr. Carvalho da Silva usa da palavra para explicações, voltando também a usar da palavra os Srs. Nano Simões e Plínio Silva, requerendo o Sr. Nuno Simões que na próxima sessão de terça-feira se discutam os projectos referentes a estrada.

É aprovado.

O Sr. Previdente comunica que o Sr. Paulo Cancela de Abreu deseja tratar em negócio urgente do procedimento das autoridades em relação à imprensa.

O Sr. Paulo Cancela de Abreu, sôbre o modo de votar, requere que o seu negócio urgente se discuta segunda-feira, antes da ordem do dia.

Sôbre o modo de votar usam da palavra os Srs. Nuno Simões e Ribeiro de Carvalho.

O Sr. Carneiro Franco interroga a Mesa.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Finanças (Vitorino Guimarães) informa que o Sr. Ministro do Interior se encontra doente e dá explicações acerca do procedimento das autoridades em relação à imprensa.

Sôbre o modo de votar falam os Srs. João Camoedas e Paulo Cancela de Abreu.

E aprovado o requerimento do Sr. Paulo Cancela de Abreu.

Requerida a contraprovar pelo Sr. Júlio Gonçalves, é rejeitado.

O Sr. Camello Franco requere que se discuta o projecto do financiamento de Angola. Para explicações usam da palavra os Srs. Carvalho da Silva, João Camoesas e Carlos de Vasconcelos.

O Sr. Presidente anuncia que se vai votar o voto de sentimento proposto pelo Sr. Agatão Lança pelo desastre da aviação militar. Associam-se os Srs. Pina de Morais, Américo Olavo, Aires de Ornelas e Lino Neto.

O Sr. Presidente considera a proposta aprovada por unanimidade.

O Sr. Tôrres Garcia envia para a Mesa o parecer da comissão de comércio e indústria acerca do regime dos fósforos.

O Sr. Presidente propõe que na acta se lance um voto de sentimento pelos falecimentos da mãe da esposa do Sr Álvaro de Castro e dum sobrinho do Sr. António de Mendonça.

É aprovado.

O Sr. Presidente comunica que foi procurado pelo Sr. Senador Augusto de Vasconcelos e pelo Sr. Deputado Garcia Loureiro, que agradeceram os votos formulados pela Câmara para o regresso dos parlamentares nacionalistas.

É aprovada a acta.

Ordem do dia - Continua em discussão a proposta sôbre o financiamento da província de Angola.

Usam da palavra os Srs. Carvalho da Silva e Paiva Gomes, que fica com a palavra reservada.