O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 86

EM 25 DE JUNHO DE 1925

Presidência do Exmo. Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
João de Ornelas da Silva

Sumário. - Respondem à chamada 39 Srs. Deputados.

É lida a acta. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.- O Sr. Jaime de Sousa trata da, situação da nossa província de Macau, em vista do movimento revolucionário da China. Responde o Sr. Ministro das Colónias (Correia da Silva).

O Sr. Pinto da Fonseca usa da palavra a respeito da sindicância aos Bairros Sociais, dando explicações a êsse respeito o Sr. Sá Cardoso.

O Sr. Ferreira da Rocha refere-se ao discurso do Sr. Ministro das Colónias sôbre a situação de Macau em relação à China.

Para explicações, fala o Sr. Jaime de Sousa.

As considerações feitas pelo Sr. Ferreira da Rocha e Jaime de Sousa responde o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Pedro Martins).

Entra em discussão o parecer referente à situação dos revolucionários civis.

Usa da palavra o Sr. Carvalho da Silva, que não termina o seu discurso.

É aprovada a acta.

Usa da palavra para interrogar a Mesa o Sr. Alberto Jordão, dando informações o Sr. Presidente.

Ordem do dia. - Entra em discussão a proposta de lei sôbre a cobrança de duodécimos.

Usam da palavra os Srs. Morais Carvalho, Cunha Leal, Tôrres Garcia, Carvalho da Silva, Sá Cardoso, que apresenta uma proposta para regularizar, abreviando, a discussão ao Orçamento, pedindo urgência e dispensa do Regimento. O Sr. Cunha Leal requere que esta proposta seja discutida e votada antes da proposta ministerial. Dá explicações sôbre o propósito da sua proposta o Sr. Sá Cardoso. Da explicações o Sr. Presidente. O Sr. Pedro Pita invoca o Regimento.

O Sr. Cunha Leal, usando da palavra para explicações, retira o seu requerimento, visto que a proposta, nos termos das suas assinaturas, tem de entrar em discussão.

Usam da palavra os Srs. Cancela de Abreu e Jaime de Sousa, dando explicações o Sr. Presidente. Seguem-se os Srs. Cunha Leal, Sá Cardoso que retira o seu pedido de dispensa do Regimento. Falam os Srs. Carvalho da Silva e Cancela de Abreu.

Invoca o Regimento o Sr. Pedro Pita, dando esclarecimentos o Sr. Presidente Fala o Sr. Cunha Leal. O Sr. Presidente consulta a Câmara. Usa da palavra o Sr. Presidente do Ministério, respondendo o Sr. Cunha Leal.

Dá explicações o Sr. Presidente, consultando a Câmara sôbre se entende que a proposta do Sr. Sá Cardoso deve ocupar o lugar principal. Foi rejeitada em prova e contraprova.

O Sr. Cancela de Abreu interroga a Mesa.

O Sr. Pedro Pita apresenta uma questão prévia, assinada por mais cinco Srs. Deputados. Fica com a palavra reservada.

Antes de se encerrar a sessão. - O Sr. António Correia pede providências para acudir aos estragos das trovoadas nos concelhos de Gavião, Marvão e Nisa.

Responde o Sr. Presidente do Ministério.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão. - Um requerimento do Sr. Agatão Lança.

Abertura da sessão, às 15 horas e 29 minutos.

Presentes à chamada, 39 Srs. Deputados.

Entraram durante a sessão 48 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Afonso de Melo Pinto Veloso.
Alberto Jordão Marques da Costa