O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 Diário da Câmara dos Deputadas

de dias ficar as ordens do governador de Macau e atender às requisições das autoridades consulares nos portos do Oriente. O transporte é o Gil Eanes, que há dias chegou ao Tejo e que felizmente se encontra em condições de fazer nova viagem, enviando-se nele o contingente militar que é necessário, para repor a guarnição de Macau no seu efectivo e a que já me referi.

Pouco mais quero acrescentar, a não ser que não convém que sejamos nós portugueses a agravar a questão, pois, embora não o suponham, às vezes uma palavra escrita ou pronunciada em Lisboa, passada a fronteira ou transposto o cabo submarino, avoluma-se e transforma-se e vai criar dificuldades no Extremo Oriento. Quem como eu conhece o viver da China sabe que é perigoso qualquer má informação, o por isso lembro à imprensa a máxima ponderação, pois o simples facto de se anunciar aqui que vai um navio de guerra para Macau, 24 horas depois pode constar na China como se houvesse da parto do Govêrno português intenções que não são as dêle.

Eu sei bem isso, infelizmente, por uma dura experiência.

Por mais prudentes o inofensivas que sejam as intenções, chegam lá sempre adulteradas, o que pode trazer muitos inconvenientes.

Da parte do Govêrno Português há apenas o propósito de repor a guarnição da nossa colónia no pé em que deve estar e cumprir o dever de assistência para as colónias de portugueses do Extremo Oriente.

Cumpro-lhe êsse dever, não hesita em o fazer, afirmando que nisso não há intenção alguma que possa reflectir qualquer sentimento menos amistoso sob o ponto de vista internacional.

O Sr. Pinto da Fonseca: - Sr. Presidente: na seessão do 3 do corrente ou vi pelos jornais que tinha sido presente a esta Câmara o pedido de demissão da comissão de inquérito aos Bairros Sociais.

Êste assunto foi suspenso por proposta do Sr. Almeida Ribeiro, em virtude de 6u não estar presente e haver umas referências a frases proferidas pelo Sr. Sé Cardoso.

Devo dizer à Câmara que não tenho ressentimento algum para com o Sr. Sá Cardoso, assim como tenho recebido de S. Exa. as melhores referências.

Creio que está na Mesa uma carta da comissão que é assinada por ruim por ser seu presidente.

O facto de eu só em 22 ter vindo, tendo sido o assunto presente em 3, foi devido-a estar doente, e só hoje consegui ter a palavra para fazer esta justificarão.

Dadas estas explicações, resta-me declarar a V. Exa. A, Sr. Presidente, e à Câmara que a comissão parlamentar de inquérito aos Barros Sociais mantém o seu pedido de demissão, pelas razões que eu, já tive ocasião de expor na ocasião em que mandei êsse pedido para a Mesa.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Sá Cardoso (para explicações): - Sr. Presidente: eu pedi a palavra para explicações, unicamente para que a Câmara não ficasse com a impressão do que eu não quereria responder às palavras proferidas pelo Sr. Pinto da Fonseca.

Começarei por agradecer a S. Exa. as referências que fez à minha pessoa, devendo depois dizer que eu ainda não li a carta em questão.

Por consequência, sem que a leia, é-me absolutamente impossível dizer qualquer cousa sôbre o assunto.

Aguardo, por isso, que ela me seja fornecida, para então mo poder referir ao caso.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ferreira da Rocha: - Sr. Presidente: desejo agradecer ao Sr. Ministra das Colónias as explicações que forneceu à Câmara acerca dos acontecimentos de Macau, dizendo também, desde já que compreendo a necessidade da reserva que êle pretendeu mostrar à Câmara, afirmando o perigo de qualquer afirmação que se faça em Portugal, e, especialmente na imprensa portuguesa, perigo de que podem resultar sérias consequências para os próprios portugueses residentes em Macau"

Sei, pela triste e dura lição da experiência, os perigas que resultam da intervenção dos jornais nesses assuntas e da