O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 33

EM 9 DE FEVEREIRO DE 1926

Presidência do Exmo. Sr. Alfredo Rodrigues Gaspar

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
Mariano de Melo Vieira

Sumário.- A sessão é aberta com a presença de 43 Srs. Deputados. Procede-se à leitura da acta, que é aprovada quando se verifica o número regimental, e do expediente, que tem o devido destino.

Antes da ordem do dia.- O Sr. Raimundo Alves estranha que a Mesa da Câmara dos Deputados não fôsse convidada para. um banquete oferecido pelo Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros. O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria da Silva) dá explicações. O Sr. Sant'Ana Marques refere os prejuízos que a lavoura está sofrendo com as epizootias que grassam no Alentejo entre as várias espécies de gado. O Sr. Ministro das Finanças (Marques Guedes) apresenta uma proposta de lei criando o sistema da "régie" par a a exploração da indústria, dos tabacos. O Sr. Carvalho da Silva pregunta se já foi pago o diferencial que as companhias de moagem devem do Estado pela importação do trigo. O Sr. Ministro das Finanças esclarece que o caso está afecto aos tribunais. O Sr. Carvalho da Silva volta a visar da palavra para explicações. O Sr. Rafael Ribeiro faz algumas considerações acerca de um ofício dirigido à Mesa da Câmara pelo Sr. presidente do Conselho Superior de Finanças. É aprovada a publicação no "Diário do Govêrno" do relatório que acompanha a proposta de lei do Sr. Ministro das Finanças.

Ordem do dia - Prossegue o debate sôbre o projecto de lei que estabelece uma comissão liquidatária para o Banco Angola e Metrópole. Usam da palavra vários Srs. Deputados, que a pretendam emendas, sendo o projecto aprovado com alterações e ficando pendente de uma votação uma proposta do Sr. Soares Branco. O Sr. Presidente morreu nova sessão para o dia imediato com a mesma ordem do dia.

Abertura da sessão, às 15 horas e 15 minutos.

Presentes à chamada, 43 Srs. Deputados.

Entraram durante a sessão 71 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Adolfo Teixeira Leitão.
Alberto Carlos da Silveira.
Alexandre Ferreira.
Alfredo Pedro Guisado.
Alfredo Rodrigues Gaspar.
António Alves Calen Júnior.
António Augusto Rodrigues.
António Augusto Tavares Ferreira.
António Joaquim Machado do Lago Cerqueira.
Artur da Cunha Araújo.
Artur Saraiva Castilho.
Baltasar de Almeida Teixeira.
Bernardo Pais de Almeida.
Carlos de Barros Soares Branco.
Custódio Lopes de Castro.
Diogo Albino de Sá Vargas
Domingos António do Lara
Felizardo António Saraiva.
Francisco António da Costa Cabral.
Guilhermino Alvos Nunes.
Henrique Maria Pais Cabral.
Henrique Pereira de Caveira.
Henrique Sátiro Lopes Pires Monteiro.
João Bernardino de Sousa Carvalho.
João da Cruz Filipe.
João Estêvão Aguas.