O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

Diário das Sessões do Congresso

moribunda, uma transfusão salvadora. Era, portanto, indispensável que não houvesse braço que ficasse inerme, nem coração que parecesse aquietado.

Por isso, nas duas casas do Congresso se levantaram tantas vozes, e algumas bem eloquentes, pregando a necessidade de ir para a guerra, e, depois, celebrando, com comovido alvoroço, a nossa definitiva intervenção.

Realizaram, assim, Soldados, Marinheiros, Senadores e Deputados nma grande obra de patriotismo. À todos eu saúdo e e agradeço, eni nome da Nação, certo de que há-de frutificar, em benefício das gerações vindouras, esse acto dominador da história moderna de Portugal e que custou a uns o sofrimento, a outros a amargura, a todos, em suma, o sacrifício.

Mas se a escolha do átrio do Congresso, para exposição dos corpos dos heróis, foi acertada, a deliberação de os levar em definitivo para a Batalha traduz o melhor preito que à sua memória se podia prestar.

O Mosteiro da Batalha é, eonjunta-mentc, uma obra, de poetas, de guerreiros e de crentes. Pelo lugar em que foi erecto, simboliza as glórias duma batalha; mas o encanto, a uni tempo severo e saudoso da paisagem que o envolve, dâ-lhe o ritmo e as entoações de uma estrofe. E nas curvas das suas ogivas, nas arearias dos seus claustros, nas flechas das suas torres há uma doçura idealista e crístã que só a fé em Deus lhe podia dar. Dir-se-ia que a pedra de que o templo é feito, logo, sob o escopro do la-vrante, começou a cantar e t» rezar. A grande nave, mesmo vista na solidão de agora, revela o intuito de quem a imaginou : receber tropas em oração, de espada lassa, agradecendo a Deus a.mercê da vitória, pedindo a Deus a dádiva de vitórias futuras. Mas também se pode observar que há lá motivos aquitectó-nicos tam fortes e cadenciados como alexandrinos de epopeia .e ornatos tam simples, tam harmoniosos e, de tam ideal frescura como os próprios versículos da bíblia.

. A dentro daquelas majestosas e poéticas paredes ninguém se pode sentir mal, porque o templo magnífico satisfaz os

anelos e as aspirações de toda a gente, bastando para isso ser-s_e português.

O crente católico pode ajoelhar e rezar, porque, como casa de Deus, não há mais pura e acarinhadora. Quem tiver outras crenças sentir-se há comovido pelo aspecto imponente das naves, que proclamam grandeza, ou pela solidão enternecida dos claustros, que traduzem recolhimento, lenda, mistério, tudo envolvendo uma tradição que vem de longe, sempre 'a caminhar para nós, atravessando as tempestades de asa fita, como as águias, ou rufiando, ao luar, -as asas mansas, como as pombas. Toda a gente lá pede entrar, toda, a principiar p ela própria Re-pública-Regime, pela, própria República--Estado, que, sem adoptar nenhuma confissão religiosa, mas respeitando todas as religiões não podo deixar de sentir especiais diferencias por aquela que. além de ser a da grande maioria dos portugueses, tem por suprema divindade o mesmo Cristo que, lá na Batalha, como eu já disse um dia. em nome do Governo da República, às portas do próprio templo, não é só o Deus dos católicos, mas também, na História de Portugal, o

•* f o

companheiro de armas do Nun'Alvares.

Se o templo, portanto, é, por si nies-mo, apropriado para receber os Soldados Desconhecidos, ele o ó igulinente pela companhia que lá dentro as circunstâncias lhes destinam.

Heróis vão ao encontro de- heróis. Sombras, espectros de grandeza vão receber no seu seio outras sombras igualmente espectrais e grandes.

Aqueles que foram os modestos serranos de há dias vão tocar ombro com ombro os magníficos capitães de há séculos. Filhos do povo, saídos da lavoura, do niar, das fábricas, das minas, vão dormir ao lado dos reis e dos príncipes.

Costuma dizer-se que á morte dá igualdade. Em parte, sem dúvida. Mas nas campas também há jerarquias, e é uso continuar aos grandes homens, ainda depois da morte, as pompas da vida, como se uma .nova existência, embora ilusória e enganadora, pudesse circular, como seiva animada, nas veias da pedra em que, sobre o túmulo, lhes esculpem as figuras representativas.