O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Senões do Congresso

Sr. Presidente: é necessário quo o Sr. Presidente da Republica, traduzindo o que vai no coração do todos os portugueses, tomo uma deliber.içâo que repiesente bem o sentimento nacional.

Nós não podemos nesta hora, olhando o futuro, encaraudo as circunstAncias, deixar de dizer ao Sr. Teixeira Gomes: Fique!

Muitos aplauxos.

V. Ex.'! não é hoje honrado continuando no seu lugar, V. Ex.a é quo honra esse lugar!

Muitos itpuiados.

A PiesidOncia da República careço da figura le\autada do Sr. Teixeira Gomes, careço da bua. inteligência, das suas faculdades, paia que a República possa marchar, ovante, wtonosa, para o destino laigo que a espera.

Muitos apoiado*.

Sr. Piesidente: condensando as minhas considerai, <_>es, PU mando para a. Mesa a seguinte moção.

Consideiaudo que o cidadão Teixeira Gomes tem demonstrado, no desempenho da alta nidgisíratura que lhe foi confiada, as mais invulgares qualidades do civi&mo coragem o espirito republicano, -tendo sempre logrado n seu procedimento pel.i mais rigoiosa ubsenâucia dos preceitos constitui ionais: resolve:

1.° Nào aceitar a sua renúncia.

2.° Nomear uma comissão de membros do Congresso da Republica paia comunicar a S. Ex.a a deliberação do mesmo Congresso.—Ahaio de Castto

Tenho dito.

O oradoí não leviu.

Vozes : —Muito bem! Mnito bem! Lida na 3íe*a,foi admitida a moção do Sr. Álvaro de Castro.

O Sr. Autónio Maria da Silva: —Sr. Presidente: começo por ler a moção que vou mandar paia a Mesa e que é assinado por mais quatro Congressistas:

O Congresso da República, endereçando a S. Ex.a o Sr. Piesidente da República a expressão da mais alta consideração pelas suas mexcediveis qualidades e virtudes cívicas, assim como do reconhecimento pelos relevantíssirnos serviços prestados à Pátria e à República, resolve

não aceitar o seu pedido do reuúucia e que a Mesa, acompanhada duma deputação por ela nomeada, comunique a S. Ex.a esta dehbeiação.

Sr. Presidente: não vou juebta hora traçar o perfil do cidadão quo mereceu os \otos deste Congresso liA mais de um ano e que tanto tem honrado a alta magistratura que tem cxerudo.

Muitos upotadoa.

Nilo se torna necessário dif.er o que ele era antes de ser ele\ ado a tain alto cargo, nem salientar os serviços quo nos picotou, quei como cidadão, quer como nosso representante cm mais de um Pais.

Forno Io buscar com a consciência absoluta de que cumpiíamos um dever, escolhendo quera tinha as M>tudes, o caracter, o saber e o patnotismo absolutamente necessários para o desempenho do lu-gai (Apoiados). Só drcunsianci.is excepcionais que de momento não apreendo e a que ]A ie rpfoiin o ilustro pai lamentar Sr. Álvaro de Cíistio é rjue podiam ter Io\ado S. Ex."*num momento singular, como é o momento político que atnues-sarnos, a piaticar esse acto.

Evidentemente que é próprio da sua, vontade, evidentemente quo o podia pra-ticcir, mas tenho a convicção—e julgo interpretar neste, momento o sentimento do Congresso que o elegeu — que não era êife ou qualquer ouno o momento, antes de íoiminar o seu mandato, para S. Es.a praticar o acto que pi atiçou.

Apoiados.

Incumbe-nos, portanto, o de\ci de lhe dizer que tique, com a certeza absoluta de que S. Ex.a as=im pratica mais um acto que honrará a sua carreira e que ó necessário à República.

Apoiados.