O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário das Sessões do Congresso

O Sr Presidente da República tendo juiado a sua fó A Constituição, tendo-se -posto de lado e à m.ugeai de todos os Partidos, não visando homens e olhando peimaneutc-uieiite paia a Constituição, para aquilo que ola tem expiosso na sua letra, para ;iquilo que coutún dentro do se» espirito, o Si. Presidente da República tem •íido um paladino fiel da Consumição a que todos nób jurámos fidelidade.

Apoiados.

Os homens da ordem, aqueles quo por toda a parte andam apregoando a necessidade de estabelecei a ordem em Portugal, e que, afinal, não sei o que seiiteih por essa pdlavra, poique a todo o momento a procuiam esfaqueai, atentando contra ela, es"t«1o neste momento, poiventuia, timu-fantes.

E ioiçoso dizei a \eulade.

O St. Presidente da República encontra &e neste momento demissionário porque os '-evolucionai ios tendo sido esmagados na Rotunda tem "tido aqui uma voz tatu alta na sua dolesa qno realmente é paia e^tiauhai.

Apoiados

Sr Presidente: é nocesaáiio que a \i-tória quo principiou lá em cimn, na Rotunda, tenha também aqui, no Parlamento, a sua conclusão finil o imediata, poi-que a nenhum homem que pieze a sua dignidade, que tenha jurado sei vn a Constituição, que tenha as dificuldades do cargo que tem o Sr. Presidente da Republica, podia passar despercebido, sem um profundo desgOsto, o que há oito dias se vem passando nesta casa do Parlamento.

Apoiados.

Esta Cíiuiara tinha o de\er patuótico de votar todas as medidas quo o Go\Crno entendeu necessárias o que submeteu o. sua apreciação.

Compreende-se l.i que esta Câmara venha há uns poucos de djas procurando desfazer toda a atmosfera de vitória que he tinha conseguido?

Aluitos apoiados.

Sr. Presidente : não basta que aqui digamos ao Sr. Presidente da Repúblico, que tique uo seu lugar, e preciso mais alguma cousa, é uecessáiio dizer-lhe que pode contar com o Parlamento.

Apoiados.

K necessário quo só lhe po^sa afirmar

que a vitória conseguida pelas tropas republicanas liá-de tei aqui a sua conclusão li u ai.

Apoiados.

Fique o Sr. Piosideuto da República porque ninguém mclhoi do que êlp é garantia -yina todos nós da delesa da Constituição.

Fique o Sr. Presidente da Republica, mas para que ele fique, 6 indispensável quo nós dosde já dêmos ao GovGruo, em quem õlc depositou toda a confiança, todos os meios do acção para que a \itona. começada lá orn unia, na Rotunda, tenha a sua conclusão finnl adentio deste Parlamento

Apo!ado

Sr. Presidente: tinha também esboçado urna moção, que queria apresentar neste momento; já outras moções se encontram na Mesa, não resisto, porém, ao dever de eiuiai a minha, moçàr. paia a Mesa.

E a seguinte:

O Congresso da Republic i, cou\ encido das altns \ntudes do Presidente da República, cidadão Manuel Tei\eu.i Gomes, as quais conquistaram a admuacão e o afecto do po\o poitugués. sedenta do oídcm, de liberdade c de progiesso, sob a égide da Republica, que S Ex •', paladino intemerato d-i Constituição, seuipro tem servido com a maior inteligência, zelo o patriotismo, mauifutta ao Picsideute da República toda a sua adruuai,ão, icitera-lhe em nome da Nação, toda a sua confiança, apela para o seu alto espmto patuótico e republicano paru que continue no teu pOsto de Chefe do Estado que com a 1110.101 nobreza tem desempenhado, e passa à ordem do dia. — Jo-se, Domnxjue^ dos Cantos.

Apoiados.

Vozes .— Muito bem.

O Orador:—Sr. Siesidente: se porventura, desta hoia do perturbação lôr pos-snel sair uma maioi fó lepnblicuua, se porventura deste golpe doloioso que a todos nós 'vem trazer a cíirta do Sr. Presidente da República, mais alguma cousa possa resultar paia a República, è caso para se dizer que há males que ^êm por bem.