O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 24 de Abril de 1924

todos, pelo respeito quo a Nação tem por quem tatu dedicadamente a tem servido, a tem honrado o continuará a honrar.

Muitos apoiadvi.

Tenho dito.

O oiador não reuu.'

Lê-se, c consiclei ada admitida, por SÊ) assinada poi cinco Si,*. CWMJregistas, e entra em discussão, u moção do Si. António Alaria da Si lia.

O Sr Procópio de Freitas: — .Sr. Presidente: nào sei qual o moti\o que le\ou S. E^.a, o Sr. Piesideute da República, a enviar ao Congiosso a carta que acaba de sor lida na, Mesa.

O que sei o que me causou uma profunda impressão essa leitura, como estou couveucido do que igual impressão causou eiu todos rqieles que são slucera-moute republicanos.

Ajwtadvs

Sr. Presidente PU não conhecia o Sr. Teixeira Gomos, nunca tinha tido a honra d" lho ioJar untes de S. Ex.a sei Piesi-dente d.i República; nuis devido a miuha situação no Senado tcuho tido já ])or vezes ocasião de me aus^r com S E\.a E foi assim qne, desde o pmuciio dia em. quo ti\o essa honro., passei a ter por S. Ex." uma profunda \enoracao.

Vi sempre em S. E\.a nm sinceio re-pnblicuuo. nm sincero democrata.

A forma como S. Ex." tem sabido cou-duxir-so ú digna da admiração de todos os republicanos.

Apoiados.

A.conduta do Sr. Presidente da Repú-blica tem evitado poi \ezes factos bastante graves dentro deste País.

Portanto, Sr. Presidente, se o Sr. Teixeira Gomes tem sido a pessoa naturalmente indicada para presidir aos destinos da República até o dia de hoje, agoia, mais do quo nunca ó ucccssAiio que S. Ex.a continue à frente dos destinos da Nação.

Tenho dito.

Muitos apoiados.

O Sr. D. Tomás de Vilhena: — Sr. Presidente : como é sabido, a minoria monárquica do Congresso não interveio na eleição do Sr. Presidente da República; por isso agora, som o menor intuito de desprimor, e ainda, porque, com certeza, as circunstâncias que determinaram este

acto do S. Ex a de modo algum derivou de qualquer atitude nossa, nós não iuter-vimos nesta questão.

Teuho dito.

O oradoí não retiu.

O Sr. Gmestal Machado : — fii. Presidente : tenho a honra de usar da palavra em nome do Partido Nacionalista aqui ro pieseutado pelos seus Deputados e Senadores, poi tanto, pelos seus Congressistas.

Ou\ imo'; com toda a atenção o coin a maior deferência a carta do S. Ex.a o Sr. Presidente da Republica que V. Ex.a, Si. Presidente, começou por ler ao Congresso.

O tír. Presidente da República, poiém, não nos quis dizer ob motuos que o le-\aram a tomar essa resolução que não doiramos dd reputar grave neste momento.

Os Congressistas Nacionalistas não querem Molar por meio de quaisquer con-jectmai o silêncio de S. Ex a, limitando-, -se portanto, a tomar conhecimento da resolução que o Sr Pjesidenti- da República nos quis comunicar e só aliim^udo com toda a sinceridade, quo ninguém lhes podo negai, a sua dedicação as Instituições, a sua té cada vê/ mais \i\a em que sob o legimo republicano melhores dias virão para Portugal, a quem a República ha-de sabei condicionar o caminho do verdadeiro progresso.

Teuho dito.

O Sr. José Dommgues dos Santos: — Sr. Presidente: se alguma \cz ao tomar a palavia nesta casa do Congiesso me senti infrnor à função que desempenho, esta é uma delas.

A renúncia do Sr Teixeira Gomes, apresentada por uma forma tam simples reveste paia a Nação, para a República, um tam alto significado político, quo creio que ainda não foi bem apreciado por todos aqueles que nesta casa do Congresso entraram servindo a República.

Sr. Presidente: o Sr. Teixeira Gomes, Presidente da República há mais de ano e meio, tem porfiado, até hoje, em manter através de todos os contratempos, através de todas as dificuldades, uma linha de conduta que nenhum republicano pode contestar.