O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 24 de Abril de 1924

necessário tirar, e voltemos ao tiabalho pela República, pondo de parto c de uma vez para sempre, todas as conquistas revolucionárias.

Nío é lá fora por meio das armas que se escala o Poder; quem tem direito e tem justiça, couqiiista-o pelos meios legais.

Apoiados.

Demob ao Governo os meios nocossá-nos para poder goveinar, e só assim teremos dueito e autoridade para dizer ao Si. Presidente da República que fique.

Apoiarias.

Tenho dito.

O orador não réu n.

Vozes: — Muito bem.

Foi lida iia Mesa e seijnidumentc admitida ~a moção apresentada pelo S>. José Domiiigites dos Santos.

O Sr. Lião Neto: — Sr. Presidente : a minoria católica tem dentro dos, princípios do seu programa o respeito aos poderes constituídos.

S. Ex.a o Sr. Piesidente da República apresentou a sua leuúncia sem indicar os motivos.

A hora que passa è do bastante gra\i-

Apoiados.

Tenho dito.

O orador não reiiu.

Vozes: — Muito bem.

O Sr. Rocha Saraiva: — Sr. Presidente: apenas duas palavras para justificar o meu voto.

Eu voto as moções enviadas para a Mesa, mas com declaraçue-? as dos Sr->. Al vai o do Castro e António Mana da Silva, o que constam do seguinte:

Suponho que, representando o Sr. Presidente da República um Poder inden-pendente do Estado, não compete ao Congresso aceitar ou rejeitar a renúncia. Voto-as, porque concordo com os, considerandos das moções, porque S. Ex.n tem qualidades invulgares e tem sabido

revelá-las nas hmçõcb do seu cargo. Po-róm, voto-as com a declaração que para niirn significa o desejo espiesso na moção do Sr. Josó Domingiies das Santos.

Tenho dito

O otador não >ev>u.

O Sr. Pedro Pita: — Quando há pouco em nome do Partido Nacionalista, do que tenho a honra, de 1'azei parte, falou o Sr. Ginestal Machado, ao terminar as suas considerações, alguns Srs. Deputados fizeram considerações a essas consi-dorarões — permita-me V. Ex.a que fale aísiin — entranhando talvez IJUP o Si. Ginesial Machado não fosso mais adiante do que com nfeito foi.

Si. Presidente: todos aqnelc-> que nos encontramos nesta Câmara somos pessoas fie bem. Sc nós, atenta a nossa atitude passada, atentas as afirmações que fizemos, até em moç^e^ que nesta Câmara apresentámos, tivéssemos, no momento quo passa, os nossos coleqas nesta Câmara, êases mesmo» que há pouco estranharam que o Sr Ginestal Machado não fosse mais longe, teriam repulsa pela atitude de cobaidia que sem, nesse caso, a nos sã atitude.

Tenho dito.

Vozes : — Apoiado ! Vozes : — Não apoiado !

O Sr. Presidente: — Vai lor-sc a mo-i,\"ío do Sr. Álvaro de Castro.

foi lida na Mesa e procedeu-se à 10-

O Si. Presidente: — Está aprovado.

O Sr. Carlos de Vasconcelos — -Requei-ro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.°

Proceden-se à contiapiova.

O Si. Presidente: — Estilo sentados 103 Srs. Congressistas e de pé 16. Está aprovada.

O Sr. Álvaro de Castro (em acarte) : — Mais uma vez venceu a República contra uma facção.