O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

como o de agora do Dix:nude que E ao empreendia uma viagem de recreio, mas um trabalho de relevo scieitifico para a nação francesa.

Caíram os seus tripulantes.

São mais outros tantos nomes a as;30-ciar aos grandes .mártires d& sciência.

Está enlutada a França, a grande Xa-ção amiga, pátria de audazes navogado-' rés do ar e que foram camaradas dos nossos aviadores nos dias heróicos da guerra.

Os nossos sentimentos, cm nónio deste lado da Câmara, a essa Nação querida.

Vozes: —Muito bem, muito bem.

O Sr. Vicente Ramos:—Sr. Presidente: ó para era. nome dos Senadores independentes, agrupados, me associar ao voto de sentimento proposto pelo Sr. Aagusto de Vasconcelos.

O Sr. Dias de Andrade0. — Sr. Presidente: ó para me associar ao vo*o proposto pelo Sr. Augusto de Vasconcelos, em nome da minoria católics.

O Sr. Oriol Pena:—Sr. Presidente: aã ausência do leader deste lado da Câmara, com a autoridade dos meus cabelos brancos, que outra não tenho, assoeio-*me de todo o coração à proposta feita pelo meu prezado e antigo amigo Sr. Augusto de Vasconcelos a propósito do desastre que a França acaba de sofrer pela perda do dirigível Dixmude.

É efectivamente de lamentar quo esse grupo de oficiais, todos novos, todos distintos, cujo comandante do Plcssis de Ore-nadin, era um antigo mutilado de guerra, tivessem um fim tam misterioso, e infelizmente tam triste.

São cinquenta pessoas abatidas, sepultadas a esta hora no Mediterrâneo. e parece uma irrisão do destino ter sido justamente uma aeronave entregue peio inimigo de ontem, que os fizess3 desaparecer do mundo dos vivos

Creio que não há hoje* dúvidas qae essa aeronave depois de ter ^ido lev; da para cima dos areais do Sahará procurou com o resto do combustível que tinha a bord0 tentar pelo menos retomar o seu pouto clo amarração, dirigindo se de novo às cerca_ nias de Toulon.

Julgou-se durante muito tempo que o dirigível se tinha perdido nos areais do deser':o, mas creio que hoje, em face da autopsia do comandante que foi encontrado na Sicília, está provado que eles foram colhidos por um raio, visto a autopsia mostrar ter sido o comandante fulminado pela electricidade atmosférica.

O facto enlutou o coração de toda a gente que se interessa pela aviação, enlutou o coração da França, que tem sido uma nação nossa amiga e à qual devemos em grande parte o nosso desenvolvimento intelectual.

Como português, como patriota, como progressivo, associo-me calorosamente ao voto proposto pelo Sr. Augusto de Vasconcelos.

Tenho dito.

"Vozes: — Muito bem. Muito bem.

9

O Sr. Roberto Baptista : — Sr. Presidente : é para me associar em meu nome pessoal ao voto de sentimento proposto pelo Sr. Augusto de Vasconcelos.

O Sr Presidente, em vista das afirmações feitas, declara aprovado por unanimidade o voto de sentimento proposto pelo Sr. Augusto de Vasconcelos.

O Sr. José Pontes : — Sr. -Presidente : vou tratar de leve e rapidamente quatro assuntos.

Primeiro. O desporto em Portugal está muito desenvolvido o envolve na sua actividade muitos milhares de pessoas.

Sucede que esses milhares de pessoas não querem andar arredadas do Parlamento, e assim, porque em 1923 os parlamentares lhes votaram algumas leis em seu proveito, rendem-lhe homenagens.

Essas homenagens começaram pela festa cio Gimnásio Club Português, a que V. Ex.a, Sr. Presidente, teve a gentileza e deu a honra extrema de assistir. Essa festa :.?oi muito interessante e a ela compareceu o Sr. Presidente da República.

Sei que outras organizações e clubes vão prestar homenagem ao Parlamento português.