O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 18 de Janeiro de 1924

Telegrama

Da Câmara da Covilhã, pedindo seja discutido projecto de lei cedendo Bairro Social.

Para a Secretaria.

Requerimentos

De D. Elisa Winifred Morbey de Azevedo, viúva do agrimensor do quadro da agricultura da colónia de Angola, tendo ficado em precárias circunstâncias, com dois filhos menores, requere a pensão de sangue, ao abrigo do decreto que regula tais concessões.

Para a 2.a Secção.

Do engenheiro civil das colónias, Caetano Marques de Amoriui, reclamando contra injustiças o perseguições que lhe têm feito.

Para a 2.lí Secção.

Roqueiro que, pulo Ministério da Marinha, seja posto à minha disposição para consulta, o processo de sindicância feita aos actos do 1.° sargento músico Manuel Rodrigues de Morais, n.° 6:072. da banda, do Corpo de Marinheiros da Armada. — João Carlos da Costa.

Para a Secretaria.

Representação

Do Sindicato Agrícola de Faro, sobre a exportação de amêndoa. Para juntar ao projecto.

Pareceres

Da comissão de faltas, sobre justificação de faltas dos Srs. Ramos Pereira, Fernandes Brás, Querubim Guimarães.

Aprovados.

Carta

Do Sr. Catanho de Meneses justificando a sua falta.

Para a comissão de infracções e faltas.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: — Acabam de falecer dois ilustres cidadãos que prestaram relevantes serviços à Pátria, um deles o Sr. Dr. José de Pádua, médico distintíssimo, ex-Deputado da Nação e antigo Senador, o outro o Sr. Alves dos Santos, Deputado da Nação e professor também

muito distinto da Universidade de Coimbra.

Proponho que na acta se lavre una voto de sentimento pela perda dCstes ilustres homens de sciência e que se comunique às famílias a deliberação da Câmara.

O Sr. Pereira Osório: — Sr. Presidente: pedi a palavra para em nome deste lado da Câmara me associar ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a pelo falecimento de dois parlamentares, os quais •eram figuras de destaque no mundo da sciência e das letras.

Refiro-me especialmente ao Sr. Dr. José de Pádua, deixando para o meu colega desta Câmara o Sr. Pereira Gil, visto ter-mo feito essa solicitação, o referir-se mais pormenorizadamente ao Sr. Dr. Alves dos Santos. ,.

No que respeita ao Sr. Dr. José de Pádua, habituei-me desde muito novo, desde o início das lutas de propaganda, a respeitá-lo como um sincero republicano, como um médico distintíssimo, e ainda como um grande artista e compositor musical, que procurava na cultura da música suavizar as agruras da sua vida de incessante estudo e trabalho.

Também não deixarei de lembrar o alto papel que, como oficial miliciano, prestou na organização do corpo expedicionário para a Grande Guerra, na parte referente á assistência médica e serviços de saúde.

Não esquecerei jamais o carinho e proficiência com que tratou do meu filho numa doença grave, e bastava esta circunstância para me sentir verdadeiramente compungido quando, ao chegar à Câmara, me comunicaram a notícia do seu falecimento, pois até ignorava que ele se encontrasse doçnte.

Associo-me, por isso, e comovidamente ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a

O Sr. Pereira Gil: — Sr. Presidente: representando o círculo de Coimbra, não posso deixar de me associar ao voto proposto por V. Ex.a pelo falecimento do ilustre professor Dr. Alves dos Santos.

S. Ex,a foi Deputado, foi Ministro.