O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da» Sessões do Senado

sobre a proposta relativa aos vencimentos da polícia. Aprovado.

O Sr. Pereira Gil:—Requeiro quo se consu-te o Senado sobre se consente que entre antes da ordem do dia* em discussão o projecto n.° 621,

O Sr. Persira Osório:—Desde lia dias que ficon assente que se votasse antes da ordem do dia cinco projectos, dos qua'.s só um foi a ir; d a votado.

Tal requerimento deve ser feito sem prejuízo da discussão dos quatro projectos.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—A proposta do Sr. Pereira Osório tom razão de ser, mas é preciso que ele não vá prejudicar quem queira usar da palavra antes da ordem do dia. , Empr^gavn-se pois uma meia hora para a discr.ssào destes projectos.

O Sr. Pereira Osório: — Talvez o melhor fcs.se tirar à ordem do dia que está dividida em duas partes uma meia hora, para ninguém ficar prejudicado.

O Sr. Querubim Guimarães : — Concordo com t- que diz o Sr. Augusto de Vasconcelos.

Acerca do projecto n.° 454, anda-se í! jazer uraa especulação com esta casa de Parlamento, e ainda hoje vi nos jornais várias ueclarrçuos dos fiscais da Câmara contra o Sr. Catanho de Meneses.

São assuntos urgentes de resolver.

E aprovada que o projecto a qre se referiu o Sr. Pet eira Gil seja discutido a seguir à proposta de lei n.° Ôá9.

O Sr. Herculano Galhardo: — líequeiro que seja discutido a seguir ao projecto n.° 404 o projecto n.° 414.

Aprovado.

O Sr. Ribeiro de Melo: — Em consequência da morte do antigo Presidente da República brasileira, Sr. Nilo Pessa-nha, proponho que se lance na acta um voto de sen ti n. en to e que dele se dê conhecimento ao Brasil.

O Sr. Presidente: — Com a m >rte de Nilo Pessanna Portugal pordeu ULTJ grande amigo.

A-poiaãns y

Nestes termos proponho que na acta se lance um voto de sentimento 'e se dê conhecimento ao Senado da República brasileira, como o Sr. Ribeiro de Melo propôs.

O Sr. Catanho de Meneses: — Este lado-associa-se a esse -voto.

Quando ' a República se implantou em Portugal foi o Brasil, em cujo lugar de-Presidente estava Nilo Pessanha, o primeiro país que reconheceu a República,, cujc exemplo foi seguido pela Argentina e outras repúblicas americanas.

Foi um grande amigo de Portugal-Era um grande jurisconsulto, um eminente académico.

Acompanho devotadamente a proposta de V. Es.a

O Sr. Augusto de Vasconcelos: — Foí com a maior magua que eu vi nos jornals-a notícia do falecimento do Sr. Nilo Pessanha. homem ilustre, que tive a honra de conhecer pessoalmente em Madrid, pouco-tempo- depois da proclamação da República, numa larga viagem que ele fazia* pela Europa.

Acompanhei de perlo S. Ex.a e tive ocasião de conhecer as altas qualidades de inteligência o cultura desse notável homem brasileiro.

A sua passagem pela presidência da República brasileira marca uma paginai notável na história do Brasil, tendo ele-promovido o desenvolvimenta da sua pátria em linhas de grande amplitude.

Era um espírito moderno e bem orientado, é uin grande amigo do nosso País. Foi o primeiro Cheio de Estado que reconheceu a nossa República, e podia-se contar com a sua amizade.

Portugal perde nele um grande amigo.

E por isso que me associo comovidamente ao voto de sentimento que V. Ex.% Sr. Presidente, propôs pela perda que-acaba de sofrer a grande nação de alómi mar.