O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í)iário day Sessões do Senado

los campos de ninhos artificiais é uma prática, por assim dizer, comam o considerada indispensável à boa colheita de todos os frutos.

É facto mais do que comprovado resultar da grande destruição do aves úte-is a pequena produção agrícola de toda e qualquer região.

Fundados nesta assustadora conclusão, países moldados ao progresso e bem-cs-tar da sua Pátria, têm legislado no sentido de íazerem proteger, por meios adequados, todas as aves julgadas úteis e dignas de simpatia, atentos os benefícios que acarreta a sua existência»

No enitanto, o nosso País continua retrógrado debaixo deste ponto de vista; e não se julguem apenas como culpados os coderes dirigentes, mas sim e muito prin-pipalmente os agricultores; e, dizemos principalmente, por eles serem os mais directamente interessados no assunto.

Em contraposição a tudo quanto Wi de mais adoptável e em harmonia cora o assinado em convenções, como a de 19 de Março de 1902, na qual tomou parte, entre muitos países, o nosso, oo emtauto, sobre ôste tam simpático assunto permanece completo esquecimento» . &DQ que' servirá, pois, tomar parte nessas magnas reuniões se aada usufruímos ?

Ao Estado cumpre o mester de fazer a maior propaganda possível e consentânea ao fim em vista, para que os agricultores tenham conhecimento duma prática desconhecida por um grande número e pela maior parte considerada dispessá-vel, senão digna de toda a desatenção.

Não é fora do vulgar, e com enorme mago?, o dizemos, verem-se destruir os ninhos, os ovos e as ninhadas, matarein--se as próprias aves, já por meio de armas de fogo, já servindo-se de laços., armadilhas, etc., e isto, sem que as autoridades competentes, muitas vezes ponham de vez cobro a tais abusos, abusos que a citada convenção pune com todo o rigor. Está em demasia demonstrado que do aniquilamento das aves resulta, imediatamente, o aumento de um enorme número de insectos destruidores de frutos d'e árvores pomícolàs e de outras espécies e variedades vegetais; e, sabe-se que as causas desse aniquilamento são principalmente derivadas do me-cauíUisino, d»

destruição dos ninhos, da desarborizaçâo, da vaidade inerente ao caçador, principiante o, por último, da moda, essa destruidora que, não se contentando om transformar, dia a dia, os hábitos do dia anterior, para cúmulo da sua acção maléfica vai servir-se . das inocentes e bem-fazejas avesinhas, obrigando o confeccio-nador meticuloso a comprá-las por preço assaz convidativo a numerosos mercadores, que vão assegurando a sua manutenção por meio da nefasta armadilha.

Além da distribuição de ninhos pelos campos, uma outra iniciativa merecedora de todos os encómios é a dos professores primários franceses e que no nosso País poderia ter uma sequência bem meritória.

Semelhantemente ao que se tem feito entre nós, ultimamente com a festa da árvore, faz-se em França com as aves, acrescendo ainda a circanstância dos professores primários daquele país terem organizado as chamadas «Sociedades Escolares», as quais, regidas por estatutos, promovem nas classes escolares o amor pelas aves úteis, fazendy-lhes conhecer ao mesmo tempo,, por processos simple's e ao alcance de todas as forças, quais as aves merecedoras dessa protecção.

O assunto, pois, deveras interessante, não o é só pelo respeitante à simpatia que nos devem merecer todos esses seres alados, mas, principalmente, por se tornar digno de toda "a atenção, pelo alto fim a que visa e que é a destruição dessa miríade de insectos nocivos a todas as culturas.

B porque assim é, eis a razão de países como a Suíça, Alemanha e muitos outros, terem os seus povos primorosamente educados ao ponto de se ver cuidar de todas as aves úteis, a qualquer indivíduo, como se elas fossem a parte integrante da sua família e da seu bem-estar.

É que ôsses países, .acatando o que há legislado sobre essa protecção e fazendo incutir no ânimo do seu povo tudo quanto se tem ventilado, em congressos realizados acerca do mesmo assunto, tem o máximo prazer em mostrar aos seus visitantes a sua decidida protecção às aves que são a salvaguarda das suas produções,.