O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 26 de Novembro de 1924

Telegramas

Da Câmara Municipal da Praia da Vitória, pedindo providências para debelar a epidemia que está grassando rflquela -Ilha. - (!

Para a Secretaria.

Para dar conhecimento ao Sr. Presidente do Ministério.

Da comissão dos funcionários de S. Tomé, pedindo proyidências para que sejam aumentados os seus- vencimentos.

Para a Secretaria.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: — Como a Câmara sabe, realizou-se hoje o funeral do general Sr. Tamagnini de Abreu e Silva, que foi o comandante do Corpo Expedicionário Português em França e foi o instrutor desse Corpo;

Proponho que se lance na acta um voto de sentimento pelo falecimento desse brioso militar.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:'—Sr. Presidente: em nome do Partido Nacionalista associo-me à proposta que V. Ex.a acaba de propor.

O general Tamagniui de Abreu e Silva foi um militar brioso; foi numa emergência grave, que atravessou a nação portuguesa, quo exerceu um cargo das mais altas responsabilidades, mostrando as virtudes militares que durante a sua carreira tinha demonstrado.

Ao voto proposto por V. Ex.a se associa o Partido Nacionalista, certo de que o fazendo comemora a perda de um homem que exerceu as mais altas funções, e que no exercício dessas altas funções mostrou a maior competência.

O Sr. Procópio de -Freitas: — Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar ao voto de sentimento proposto por V. Ex.% pelo falecimento do ilustro general que foi comandante do Corpo Expedicionário Português ° durante a grande guerra, honrando sempre o nome de Portugal em França.

O Sr. Aragão e Brito: — Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar à homenagem prestada pelo Senado à memória

do ilustre general Tamagniii de Abreu, que-foi um dos generais mais distintos do exército português, bravo e um grande organizador e disciplinador.

Quando Portugal entrou na guerra, foi escolhido o general Sr. Tamagnini de Abreu, justamente por ser um dos oficiais mais distintos, para assumir o comando das tropas o,ue combateram em França.

E realmente ~ uma perda nacional a morte do general Tamagnini de Abreu,

Em meu nome e em nome dos Senadores independentes, associo-me ao voto proposto por V. Ex.a

O Sr. Herculano Galhardo: — Sr. Presidente : tive a honra de acompanhar V. Ex.a na representação do funeral do ilustre general Tamagnini de Abreu.

Encarregou-mé este lado da Câmara de, em palavras sentidas, prestar a este ilustre general a devida homenagem.

Todos sabem que o general Tamagnini de Abreu foi o glorioso, general do Corpo Expedicionário Português.

Mas nem todos sabem quanto o País deve às grandes qualidades militares e à innxcedível lealdade do militar que acaba de falecer.

Os governos da União Sagrada dificilmente teriam encontrado um oficial mais distinto e mais leal do que Tamagnini de Abreu.

É, pois, Sr. Presidente, com profunda mágoa, é o mais sentldamente possível, que, om meu nome e no deste lado da Câmara, me associo ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a o de homenagem à memória do general falecido.

Tenho dito.

O Sr. Dias de Andrade: — Sr. Presidente : pedi a palavra para me associar em nome da minoria católica, ao voto de sentimento por V. Ex.a proposto, pelo falecimento do general Tamagnini de Abreu.