O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

pré a esperança de que aquela boa estrela que guiava Sacadura Cabral não o tivesse abandonado e que ainda recebêssemos noticias d0 que ele fosse vivo. Infelizmente, Sr= Presidente,- os dias têm-se passado e hoje creio que ninguém alimentará esperanças de que se possa dar esse facto.

Eu, Sr. Presidente, como representante do Partido Republicano Radical nesta Câmara e como camarada de Sacadura Cabral, não posso deixar de ine associar sinceramente ás palavras proferidas pelo Sr. D. Tomás de Vilhena.

Sacadura Cabral era um oicial inteligente e am militar que tinha a qualidade de encarar serenamente sempre os grandes perigos.

Como companheiro.de Gago Continha na travessia aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro5 que cobriu de gloria o nome de português, Sacadura Cabral era, sem dúvida, um herói.

Por estas razões associo-me, sinceramente, ao voto proposto pelo Sr. D. Tomás de Vilheaa.

O orador não reviu.

O Sr. Augusto de Vasconcelos: — Sr» Presidente: emquanto algumas esperanças existam de que o desastre sucedido ao aviaèor Sacadura Cabral não é completo e que portanto - ele se tenha salvo, compreendo que o Parlamento português se abstenha de uma comemoração que poderia ser prematura.

Apoiados.

Mas a fórmula proposta pelo Sr. D.Tomás de Vilhena é perfeitamente compatível com a situação, porque o que S. Ex.a propõe ó um voto de sentimento pele desastre sucedido ao avião, ao mesmo tempo fazendo votos por que as esperanças quo ainda nos restam de que esteja vivo se transformem numa realidade. E a esses votos que eu me associo.

.0 Sr. Augusto Monteiro:—Sr. Presidente: este lado da Câmara associa-se também com a maior sinceridade ao voto de sentimento proposto pelo Sr. D. Tomás de Vilhena; e se há mais tempo o não fez é porque o desastre em si representa ema cousa insignificante, ao passo que para nós o desastre grande é aquele que o Sr. D. Tomás de Vilhena ainda não interpreta

no seu voto de sentimento, porque faço votos pelo reaparecimento da figura colossal de Sacadura Cabral.

Resta ainda no íundo do nosso espírito e no desejo ansioso do nosso coração a esperança e a expectativa desse reaparecimento quási^milagroso.

Não posso deixar de me associar, em nome da maioria desta Câmara, ao desastre que vitimou dois dos nossos aviadores mais humildes, é certo, mas dignos também da consideração do Senado.

O orador não reviu.

O Sr. Lima Duque: — Não é a hora de falar acerca de Sacadura Cabral. Infelizmente as esperanças são poucas, mas emquanto existirem temos que guardar silêncio.

Em nome do Grupo Parlamentar da Acção Republicana, associo-me ao voto de sentimento proposto pelo Sr. D. Tomás de Vilhena.

O Sr. Dias Andrade: — Associo-me também ao voto de sentimento proposto pelo Sr. D. Tomás de Vilhena-pelo desastre ocorrido, fazendo votos os mais ardentes para que, não tivesse sido um desastre completo. , '

O Sr. Roberto Baptista:—Associo-me também ao voto de sentimento proposto pelo Sr. D.Tomás de Vilhena, fazendo votos para que as esperanças que ainda temos se convertam em realidade.

O Sr., Vicente Ramos: — Associo-me ao voto de sentimento proposto pelo Sr. D. Tomás de Vilhena.

O Sr. Presidente : — Em vista da manifestação da Câmara,, considero aprovado o voto de sentimento proposto pelo Sr. D. Tomás de Vilhena.

O Sr. Alfredo Portugal: — Acha-se sobre a Mesa, foi distribuído e está marcado para ordem do dia um projecto de lei da minha autoria e do Sr. Santos Garcia. É o n.° 702.

Peço a V. Ex.a que consulte o Senado sobre se permite que entre, em discussão emjpfimeiro lugar.