O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

DIÁRIO

PORTUGUESA ".:•:

SENADO

EM 14 DE JANEIRO OE 1925

Presidência do Ex,mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ei."0' Srs.

Sumário.— À» 15 horas e 2õ minutos, é aber-, ta a sessão, com 33 Srs, Senadores presentes. Aprova-se a acta e dà-se conta do expediejite.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Presidente comunica-que recebeu um oficio do Sr. governador de Macau, no qual se consignam as homenagens (p^e a colónia chinesa daquela colónia entendeu dever prestar ao Senado da Republica.

Aprovam-se votos de agradecimento.

.Por -proposta da presidência, aprovam-se votos de sentimento pelo falecimento dos Srs. Gonçalode Almeida Garreit e Melo Sousa, depois, de falarem os' Srs. Augusto de Vasconcelos, D. Tomás de Vi-lhena, Lima Alves, Dias de Andrade, Procôpio de Freita*, Silva Barreto e. Vicente fiamos.

O Sr. Augusto de Vasconcelos pede a-presença do Sr. Ministro da Agricultura a quem deseja pedir explicaçÔef^sôbre assuntos referentes à carestia da vida.

O Sr. Ferras Chaves refere se a uma nota de interpelação que dirigiu ao-Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros; o Sr. Lima Alves insta por documentos que pediu pela Ministério da Afjricul-. ttira; o Sr. Serra e Moura faz instâncias idênticas em relação ao Ministério das Colónias; o Sr.-' Ramos da Gosta fax reparos à suspensão da última reforma de Belas Artes, considerando-a ilegal; o òr. Costa Júnior protesta contra os abusos que, com as respectivas contagens, está praticando a Companhia do Gás, pedindo ainda que sejam pror--rogados os pratos para ,o pagamento das contribuições ; o Sr. Aragão è Brito requere que se discutam duas propostas de lei e pede a publicação de um outro no Diário do Governo.'

O Sr. Medeirot Franco pede que «c.rftícufa uma proposta de lei .relativa à .assistçuci-j, dos filhos dos bombeiros, mortos por desastre.

O Sr. Artur Cvtta pede a publicação no Diário do Governo do -projecto n." t-2-890,"já aprovado nesta Câmara.

Sobre a proposta n." 779, f alam o$ Srs. Artur Costa, Serra e Moura, sendo aprovada.

Aprovam se as emendas, vindas da Câmara dos Deputados, à.proposta n.° 117. '•••••-.

l José António dá Costa Júnior - * /

j António Gomes de Sousa Varela .

Sobre o projecto n." 772, falam os Srs. Pereira Otário, Alfredo Portuyal, Ramos de Miranda e Aragão e Brito, baixando o projecto à Secção.

Aprova-se, o projecto

Antes de se encerrar a sessão.—:O Sr. Augusto de Vasconcelos estranha çue não haja comparecido nenhum Sr. Ministro à sessão.

Aberta a sessão às< Jõ horas e 25 minutos. ' ' . -

Presentes à chamada 33 Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 12 Srs. Senadores.

Faltaram 26 Srs* Senadores.

Srs. . Senadores' presentes à abertura da sessão: -

Afonso .Henriques do Prado Castro e Lemos.

Álvaro António Bulhão Pato..

António da Costa Godinho do Amaral. , ; • :

António Gomes do Sousa Varela. .

António Maria da Silva Barreto.

António de Medeiros Franco.

António Xavier Correia Barreto. .

Aprígio Augusto de Serra e Moura.

Artur Augusto da Costa.

Artur Octávio do Eêgo Chagas.

Augusto .César de Almeida Vasconce-. los Correia.

César Justino de Lima Alves.

César Procópio de Freitas.