O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-.Cessão,de 14 de Janeiro de 1925

'tar, proponho que se lance na'acta! um

- voto de sentimento pela sua morte.. . .

O Sr. Augusto de Vasconcelos:.— Sr. Presidente,:, em nome do Partido Nacionalista associo-me aos votos propostos

- por V. Ex.a O Sr. Almeida Garrett foi um professor distinto era um proprietário dos mais importantes'do distrito de •Castelo Branco, ao-qual .prestou relevantes serviços. .

O Sr. -Melo e Sousa era uma figura.de

alto relevo da sociedade portuguesa, .ho-

-"aném de bem como poucos, .administrador

honestíssimo e inteligente; prestou no

nosso País, no exercício do diferentes

- -cargos e ainda ultimamente como Presidente da Comissão Executiva da C. P.. serviços que não podem nem devem ser esquecidos por esta casa do Parlamento.

Melo Sousa nunca .hostilizou o regime •e em várias ocasiões, colaborando com ele, prestou-nos serviços-que também nós como- republicanos não podemos esquecer. • ' : '•• . ' ,'

S. Ex.a deu esta nota curiosa na sociedade portuguesa: 'é que sendo um homem

- -carácter e conhecimento administrativo, tinha todo .ò direito a ser Ministro em Pòrtugal> não quis sê-lo, .quando tantos :que .não têm essas qualidades o.desejam

' ser.

O Senado lançando na sua acta um voto de sentimento pela morte do antigo parlamentar Melo Sousa pratica um acto de justiça e associa-se a uma homenagem •condigna. . -.-••.%.

O Sr. D. Tomás de Vilhena: — Sr. Presidente : pedi a palavra para me associar ;ao voto de sentimento que V. Ex.a acaba •de propor. / .......

O Sr. Dr. Gonçalo de Almeida-Garrett *era um verdadeiro homem de bem, um .homem de'crenças fortíssimas, tanto.religiosas como políticas, o que em todos os tempos representa um grande merecimento.

: O Sr. Almeida Garrett foi um proprie--tário muito importante no "seu distrito, :ao qual prestouv serviços muito relevantes.

Foi também um lente muito respeitável e esclarecido da nossa Universidade de •Coimbra, procurando toda a sua vida ser ium bom cidadão e patriota;

E 'com muito sentimento que.me associo ao voto de sentimento proposto pela sua. morte. . • •

. Também me quero associar -ao voto de pesar pela morte do Sr. Melo Sousa, :'nomèm distinto,-que soube exercer várias actividades sempre coin muita inteligência ^e patriotismo. . -, . .-- E'verdade o que.acaba de dizei; o meu ilustre colega Sr. Augusto de Vascon-'celos. .... . .

Mais duma vez foi. instado para ser Ministro, e não lhe faltavam qualidades para isso. Mas a verdade é esta, Sr. Presidente: quanto -.mais. a inteligência ó .poderosa mais mede as responsàbilidades tremendas que .em todos os tempos representa o exercício do Governo. •.: Mas o Sr. Melo e Sousa receou-se .dessas responsàbilidades, o que, não acontece agora, • principalmente nos . últimos tempos, em que há muitas pessoas que, na verdade, não estão nas. condições para poderem exercer.esse alto cargo..

O orador não reviu. .

O Sr. Lima Alves.:— Sr. Presidente: é também para me associar, em nome do .Grupo de Acção Republicana, ao voto de sentimento, proposto por~^í. Éx.*

Efectivamente são bem merecidas as homenagens fúnebres desta Câmara aos dois ilustres extintos, os quais pélas suas qualidades cívicas, e ainda que adversários da República; mas adversários leais, bem dignos delas são.

Por isso, Sr. Presidente, associo-me ao voto de.pesar proposto V. Ex.a

O orador não reviu.

O Sr. Dias de Andrade:—Sr. Presidente: é para em nome da minoria católica me associar ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a

O Senado,.lavrando na sua acta votos ,de sentimento, presta aos falecidos um acto de verdadeira justiça.

O orador não reviu.