O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

IsT.

EM 10 DE JULHO DE 1925

Presidência, do Ex,mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.m?s Srs,

Sumário.— O Sr. Presidente, depois de se haver verificado a presença de 24 Srs. Senadores, declara aberta a sessão.

Procede-se à leitura da acta; e, estando em re-, clamação, os Srs. Ramos da Costa e Pedro C/ia-" vês declaram que se estivessem presentes na anterior sessão rejeitariam a moção do Sr. Ribeiro de Melo. Aprova-se a acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do aia,.—O Sr. Procópiode Freitas requere a discussão' do projecto de lei n.° 912 (mutilados e inválidos da guerra). Foi rejeitado depois do Sr, Silva Barreto requerer que fosse o projecto impresso, o que foi aprovado.

Os Srs. Carlos Costa, Procópio de Freitas, Roberto Baptista e Vicente Ramos pedem a comparência, respectivamente, doa Srs. Ministros do Comércio, da Guerra e da Instrução.,

O Sr. Santos Garcia requere, e a Câmara aprova, que entre em disciifsão o projecto n.° 894 (arrendamentode propriedades sujeitas a usufruto).

Fala o Sr. Catanho de Meneses, que apresenta uma proposta de emenda, baixando o projecto °à respectiva secção.

Segue-se para discussão o projecto de lei n.° 705 (possuidores de courelas, talhos, talhões no Pinhal Nacional}. Foi aprovado sem discussão e dispensado da leitura da última redacção.

Entra a seguir o projecto de lei n." 931 (isenção do pagamento de propinas aos alunos de vários institutos de caridade). Foi aprovado e dispensado da feitura da última redacção.

E aprovado sem discussão o projecto de l

Os Srs. José Pontes e Ribeiro de Melo falam acerca dos Jogos Olímpicos.

O Sr. Roberto Baptista fala acerca do pagamento das nossas dividas de guerra. Responde o Sr. Presidente do Ministério (António Maria da Silva).

O Sr. Carlos Costa alude atum depósito de dinheiro que a Companhia das Aguas devia ter feito na Caixa .Geral de Depósitos.

Luís Inocêncio Ramos Pereira' António Gomes de Sousa Varela

O Sr. Procópio de Freitas refere-se à ligação pala T. S. F. das ilhas do Porto Santo e Funchal.

Aos dois Srs. Senadore* responde o Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Gaepar'de Lemos).

Ordem dó dia. — Entra em discussão o projecto de lei n.° 776 (reintegração de um sargento no exército). Falam os Srs. Silna Barreto ? Procópio de íreitas. Foi rejeitado.

É posta a- discussão à proposta de lei n." 907 (regulando a situação dos sargentos art f c •"). Falam os Srs. Silva Barreto, Augusto de Vanconce-Zo.t, Procópio de Freitas, Roberto Baptis'a e D. Tomas de Vilhena. Apresentam -propostas de emenda os Srs. Carlos Costa e Artur Costa. Por último fala o Sr. Presidente do Ministério (António Maria da Silva). As propostas de lei e as emendas baixaram à 2 " Secção.

Entra depois em discussão a proposta de lei n.° 921 (empréstimo à Câmara de Ciimbra). Falam os Srs. Pereira Gil. Herculano Galhardo, Augusto de Vasconcelos, D. Tomás de Vilhena e Afonso de Lemos. Ê rejeitada a proposta de lei.

Encerra-se^a sessão.

Abertura da sessão às 16 horas e 15 minutos.

Presentes à chamada 24 Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 20 Srs. Senadores.

Faltaram 27 Srs. Senadores. ' .

Srs. Senadores que responderam à chamada:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.