O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário das Sessões do Senado

é de esperar que essa estação se desenvolva mais. e não se compreende que tal demolição se esteja fazendo,

Afigura se-me que melhor seria, em lugar de se fazer essa demolição, transportar o material para a outra estação e aí proceder à reconstrução; deixar ficar o quo está e fazer outra construção na estação onde se pretende.

Ontem, pedi ao Sr. Presidente do Ministério que este o comunicasse ao Sr. Ministro do Comércio.

Hoje novo telegrama recebi dizendo que se estava procedendo a essa demolição.

Pedia ao Sr. Ministro da Agricultura o favor de lembrar ao Sr. Ministro do Comércio a conveniência de mandar parar essas obras até que se faça um inquérito cuidadoso, para se saber o que mais convém aos interesses do Estado e da região.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Agricultura (Gaspar de Lemos): — Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar quo transmitirei 5.0 Sr. Ministro do Comércio as considerações feitas pelo Sr. Senador que me precedeu no uso da palavra.

Não sei se S. Ex.a, em vista de estar há tam pouco tempo ocupando a pasta do Comércio, já terá conhecimento do assunto ; mas estou certo de que S. Ex.a não deixará de empregar toda a sua boa von-tode para resolver o caso.

O Sr. Álvares Cabral (para um requerimento) : — Sr. Presidente: Vila do Porto de Santa Maria é um concelho pobre; a Câmara Municipal vive com grandes dificuldades e, tendo aquela Câmara necessidade de proceder à remodelação do encanamento da água potável que abastece aquela vila, não tendo meios necessários para o fazer e não querendo seguir o que tem feito algumas câmaras municipais que têm contraído empréstimos na Caixa Geral de Depósitos com garantia do Governo, pede autorização para poder vender os baldios que ela possui, que não lhe servem para nada, e com a venda desses baldios poder proceder à remodelação do encanamento da água potável que tanto necessita.

Peço a V. Ex.a para consultar o Se-

nado se autoriza que seja discutido na ordem do dia o projecto de lei vindo da Câmara dos Deputados u.° 967, dando autorização à Câmara Municipal de Vila do Porto de Santa Maria a vender os baldios e aplicar o dinheiro na construção do encanamento da água potável.

Há duas vantagens nisto: uma substitui o encanamento da água potável por outro melhor, e outra iacilita a cultura cerealífera de certos terrenos que estão baldios.

O Sr. Alfredo Portugal (sobre o modo de votar'): — Sr. Presidente: t parece-me que o requerimento do Sr. Alvares Cabral não está em harmonia com a deliberação ontem aqui tomada.

O Sr. Vicente Ramos (interrompendo):—Isso foi na sessão de ontem.

O Orador: — Ontem o Senado resolveu que fosse discutido hoje em sessão plena o projecto de lei n.° 972; foi até o Sr. Vicente Ramos que fez esse requerimento. :

O Sr. Álvares Cabral (interrompendo):— Isso foi na sessão de ontem.

O Orador: — Eu não tenho tam fraca memória que ela me falte neste momento.

S. Ex.a há-de recordar-se do requerimento que ontem fez o Sr. Vicente Ramos a respeito do projecto de lei n.° 952.

Com surpresa portanto vi que o Sr. Alvares Cabral pedia para que, com prejuízo de todos os projectos e propostas que estavam para entrar em discussão, se iniciasse a discussão daquele que citou.

É bom que as cousas se ponham nos devidos termos.

O Sr. Vicente Ramos:—Apoiado.