O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DE DEZEMBRO DE 1934 211

QUADRO VI

Indústrias alimentares

(Unidades e tonelada)

(Ver quadro na imagem)

18. As indústrias de produtos florestais tiveram, no aspecto de produção, um acentuado retrocesso em 1953, exceptuando os aglomerados e granulados de cortiça.
Contudo, o confronto do 1.º semestre de 1954 com o de 1953 é favorável ao primeiro nos resinosos (+22 por cento para o pez e +30 por cento para a aguarrás) e à cortiça ( + 4 por cento), devendo salientar-se, porém, quanto a esta última; que as produções de prancha, refugo, quadros, rolhas e discos foram menores do que as do correspondente semestre do ano passado. O penúltimo trimestre do ano corrente revela já uma tendência de recuperação no sector das produções de rolhas e de quadros.

Quadro VII

(Ver quadro na imagem)

(Indústrias de produtos florestais)

Relativamente aos resinosos, se se compararem as produções por campanha, nota-se, todavia, a continuação do declínio produtivo, se bem que mais atenuado:

Quadro VIII

(Ver quadro na imagem)

Indústrias dos materiais não metálicos

19. Pode dizer-se que as indústrias dos minerais não metálicos tiveram em 1953, de uma maneira geral, um ritmo de produção superior ao do ano de 1952.
Do cotejo das produções do 1.º semestre de 1953 com as do 1.º semestre de 1954 sobressaiu a variação ascensional do cimento.