O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 80

IX LEGISLATURA - 1967 27 DE NOVEMBRO

REUNIÃO PLENÁRIA N.º 3, EM 25 DE NOVEMBRO

Presidente: Exmo. Sr. Luís Supico Pinto

Secretários: Ex.mos Srs. Bento de Mendonça Cabral Parreira do Amaral.
Samwell Diniz.

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou aberta a reunião as 15 horas e 39 minutos.

Antes da ordem do dia. - Feita a chamada, foi lida a acta da 2.ª reunião plenária, que, com o número das Actas da Câmara Corporativa relativo à mesma reunião, foi aprovada.
O Sr. Presidente referiu-se aos trabalhos da Câmara acerca do projecto do III Plano de Fomento, para 1968-1973, a natureza do Plano e às implicações que dela decorrem, congratulou-se com a nomeação do Digno Procurador Mário Júlio Brito de Almeida Costa para Ministro da Justiça e saudou-o em nome da Câmara, referiu-se a modificação da estrutura da secção I da Câmara para nela tomarem assento os Procuradores eleitos pela Corporação da Assistência, a quem cumprimentou, recordou a memória do Digno Procurador Carlos Augusto Farinha o propôs que se exarasse na acta um voto de profundo pesar pelo seu falecimento, recordou as solenidades do Cinquentenário das Aparições de Fátima e a peregrinação ao Santuário de S S o Papa Paulo VI, referiu-se a situação nas províncias ultramarinas o a acção das forças armadas, fez votos pelas felicidades pessoais dos Dignos Procuradores e pelo bom êxito da acção da Câmara na nova sessão legislativa.
O Digno Procurador Mário Pedro Gonçalves cumprimentou o Sr. Presidente e os Dignos Procuradores, recordou a evolução do nosso direito laboral e chamou a atenção para certos aspectos do Decreto-Lei n.º 47 032, de 23 de Setembro de 1966, que urge corrigir.
O Digno Procurador Augusto de Sá Viana Rebello cumprimentou o Sr. Presidente, referiu-se a posição da industria na vida nacional e a alguns dos seus problemas e aspirações, congratulou-se com o facto de haver a intenção de executar o III Plano de fomento com intervenção dos organismos corporativos interessados.
O Digno Procurador António Ramos do Amaral manifestou a sua emoção por se terem vencido as horas de terrorismo e se vier confiante no futuro, sem temor do presente, chamou a atenção para a necessidade de não se qualificar de «nacional» o que seja só metropolitano e para o problema da canalização para o ultramar da mão-de-obra metropolitana, recordou a necessidade de, em acto de justiça, dar a Luanda e a Lourenço Marques um estatuto administrativo adequado.

Ordem do dia. - Fez-se a eleição do 1.º e 2.º Vice-Presidentes para a 3.ª sessão leqislativa.
O Sr. Presidente encerrou a reunião as 17 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.

Eram 15 horas e 45 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Dignos Procuradores.

Adolfo Santos da Cunha.
Afonso de Mello Pinto Veloso.
Afonso de Oliveira Rêgo.
Aguinaldo de Carvalho Veiga.
Alexandre Aranha Furtado de Mendonça.
Alexandre Gomes de Lemos Corrêa Leal.
Álvaro da Costa Pimpão.
Álvaro Vieira Botão.
Américo José Cardoso Fonseca.
Aníbal David.
Aníbal da Cunha Belo.
Aníbal José Mendes Arrobas da Silva.
Aníbal de Sousa Azevedo.
António Aires Ferreira.
António Bandeira Garcez.