O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE MARÇO DE 1955 672-(119)

Pessoal

199. A verba mais valiosa é a de pessoal, que atingiu 213 902 contos em 1953, sem incluir o abono de família.
O exame dos números mostra contínuo progresso nesta verba, o que até certo ponto é de surpreender. Entre 1952 e 1953 o aumento foi de 18 700 contos.
O crescimento deu-se em quase todas as rubricas - tanto nas remunerações permanentes como nas especiais.
Nas permanentes, o pessoal dos quadros (+1643 contos) e o pessoal suplementar ( + 1912 contos) constituem as duas maiores verbas de aumento. Nas remunerações especiais, o abono por prestação de trabalho extraordinário e nocturno ocupa o primeiro lugar.
Talvez possa haver economia nesta rubrica, que, decomposta, assume a forma seguinte:
[ver tabela na imagem]

A conservação de imóveis utiliza perto de 5000 contos, parte gasta pêlos edifícios e monumentos e parte pêlos próprios serviços. Esta dualidade no gasto das verbas, exactamente o contrário do que se previu há uma dúzia de anos, parece não ser muito conveniente.
Os gastos em conservação e aproveitamento de material são elevados - cerca de 10 000 contos, como se nota nos números que seguem:
[ver tabela na imagem]

Material

200. As despesas de material subiram uni pouco em relação ao ano anterior.
Agora, que se reduziu a actividade construtora, as verbas, no conjunto, diminuíram sensivelmente.
Além das verbas acima mencionadas, têm certo relevo os impressos, alguns dos quais com contrapartida em receitas.

Encargos

201. A seguir à despesa -de -pessoal, a que consome maiores receitas é a de diversos encargos, e já se explicou em pareceres anteriores a razão deste facto.
As verbas mais importantes dizem respeito aos juros e amortizações de empréstimos, às quantias integradas no fundo de reserva, às comunicações e às pensões na Caixa Geral de Aposentações.
No quadro seguinte discrimina-se a verba total:
[ver tabela na imagem]