O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

672-(94) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 84

tâncias em que vive grande parte da população rural, sobretudo a dos pequenos aglomerados, muitos dos quais, eles próprios, dos seus fracos recursos de trabalho, executam obras que competem ao Estado, na falta de auxílios municipais.

As despesas em 1953

123. Em 1953 pagaram-se 129 509 contos, que tiveram a origem e se repartiram por distritos do modo que segue:
[VER TABELA NA IMAGEM]


124. A fim de avaliar o destino das verbas pagas organizou-se um mapa onde se indicam as obras mais importantes, em conjunto e por capítulos, com a menção da origem das receitas:
[ver tabela na imagem]

As verbas mais valiosas, como em todos os anos acontece, referem-se a melhoramentos urbanos e rurais.
Os primeiros têm tido sempre preponderância sobre os segundos, se não se levarem em conta as despesas em abastecimento de águas e saneamento.
Em 1953 o gasto em melhoramentos urbanos totalizou 44 000 contos, menos, números redondos, 2334 contos do que em 1952.

Abastecimento de águas

125. O problema do abastecimento de águas p esgotos continua a ser um dos mais instantes, sobretudo nos pequenos aglomerados rurais. Há ainda muitas povoações sem adequado abastecimento, tanto em qualidade como em quantidade, apesar dos esforços feitos no sentido de melhorar a situação actual.
O total utilizado nesta rubrica atingiu 293 054 contos desde 1945, competindo 4-1118 a 1953, como se verifica no quadro que segue:
[ver tabela na imagem]