O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

734 DIÁRIO DAS SESSÕES N.° 87

balho, obviando aos perigos da grande, concentrarão industrial, avigorando as indústrias caseiras e as complementares da agricultura em termos de que a empresa, familiar chame a si e tome à sua conta o exercício do certas e determinadas indústrias.
Quando se enxerga que se desdobra em tons escuros o panorama da vida do homem que trabalha a terra, dificilmente agenciando através da sua árdua e constante labuta os meios que bastem à sustentação de si próprio, da sua mulher e da sua prole, parece que estaria aí, nessa sua actividade complementar, o processo pela qual arranjaria suprimento para a magreza dos seus rendimentos agrícolas.
Façamos tudo - e nada é de mais - para reformar, melhorando-a e suavizando-a, a vida da boa gente dos nossos campos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente: só uma dúzia de palavras para aludir, perfunctòriamente embora, à acção do Instituto de Assistência à Família, criado entre nós pelo Decreto Lei n.º 35 108, de Novembro de 1945. E já que na explanação das minhas modestas e despretensiosas considerações me arredei, intencionalmente, da utilização dos dados estatísticos, continuarei nesse pendor ao destacar a abnegada actividade daquele serviço público.
Pela análise dos dois únicos relatórios que pude obter e compulsar, relativamente nos anos de 1945-1949 e 1950, registadores do modo como foi executado o seu múltiplo plano de trabalho, verifica-se que aumentaram extraordinariamente de volume as suas deligências dentro do âmbito dos serviços de inquérito e de actuação social, quer educando, quer assistindo, do mesmo modo que progrediram acentuadamente, mas ainda em ritmo insuficiente, as verbas movimentarias.
Quero ainda encarecer, de maneira particularmente expressiva, a largueza de benemerências copiosas que vêm resultando, a favor da família e da conservação do lar, das virtualidades e processos de acção exercitados através do serviço social enquadrado pelo Instituto de Assistência à Família, e dispensar rendida admiração e franco elogio ao seu ilustre, director e cooperadoras e cooperadores, tão devotados, gostando de transcrever, para fundamento de uma homenagem que de sobejo se legitima e conscientemente e de coração aberto se presta, estes textuais dizeres:

Tudo se procurou fazer dentro dos melhores princípios de economia, superiormente ordenados, e por forma que nas verbas concedidas ao Instituto, se criasse um mínimo de encargos com serviços e instalações, reservando para a assistência e despesas sociais consequentes o máximo possível.
Demonstra este cuidado o ter sido possível obter no ano que foi da organizarão dos serviços a percentagem de 85,67 por cento para a assistência social, enquanto que os encargos de mobiliário ficaram em 2,19 por cento, as rendas de casa em 0,62 por cento e os vencimentos do pessoal (superior, administrativo e menor) em 7,45 por cento.

Sr. Presidente: desdenhada pelo individualismo liberal, combatida pelo colectivismo, a família tem no regime corporativo as ideais condições de ambiência para a sua vitalidade e prosperidade.
Pois que o Estado na sua alta função e no exercício da sua obrigação indeclinável de promover e velar pelo bem comum, concomitantemente com todos os que se desvanecem ante a ideia da glória da Pátria, prosseguindo, com felicidade, na eternidade dos seus históricos destinos, procure, sem parança, acautelar e robustecer a estabilidade e a unidade da família, fazendo com que se generalize e profundamente se radique a noção de uma verdadeira e sempre viva consciência familiar.

o superior conceito de um gentil espírito da nossa terra não há nação grande e prospera sem a armadura moral de famílias sãs e também não há famílias sãs se a mulher não é nelas a sua vida, o seu calor, a sua rainha.
E se os filhos são a flor e o fruto da árvore familiar, a sua raiz, é a mulher, que, sublimada pela maternidade, no aconchego de um lar cristão, cuidando das lides caseiras, sobretudo multiplicando-se em desvelos e dando-se toda aos que são carne da sua carne e sangue do seu sangue, ergue perante a vida, com heroísmo e em beleza, um tocante poema de amor e do ternura, amassado sempre com o sentimento vivo das mais altas responsabilidades morais e sociais, pois já exclamava o poeta:

Ó mãos que embalais os filhos
Com o olhar de amor profundo,
Devagar! Num berço, as vezes,
Anda o destino da Mundo! ...

Disse.

Vozes: - Muito bem, muito bem ! O foi muito bem cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Convoco a Comissão de Economia, bem como a de Política e Administração Geral e Local, para uma reunião conjunta amanhã, às 14 horas e 30 minutos, a fim de se ocuparem da proposta de lei sobre execução de obras de pequena distribuição de energia eléctrica.
Também convoco a Comissão de Política, e Administração Geral e Local para se reunir amanhã, à mesma hora, a fim de se ocupar da proposta de lei sobre servidões militares.
Convoco ainda a Comissão do Ultramar para se reunir sexta-feira, também à mesma hora, com o fim de se ocupar do acordo internacional relativo à fronteira de Moçambique com a Niassalândia.
O debate sobre o aviso prévio do Sr. Deputado Almeida Garrett continuará na sessão de amanhã.
Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 20 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Abel Maria Castro de Lacerda.
Antão Santos da Cunha.
Artur Proença Duarte.
Augusto Cancella de Abreu.
Caetano Maria de Abreu Beirão.
Daniel Maria Vieira Barbosa.
João Cerveira Pinto.
José Garcia Nunes Mexia.
José Gualberto de Sá Carneiro.
Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque.
Ricardo Malhou Durão.
Rui de Andrade.
Tito Castelo Branco Arantes.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Agnelo Orneias do Rego.
Amândio Rebelo de Figueiredo.
André Francisco Navarro.
António da Purificação Vasconcelos Baptista Felgueiras.