O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

720-(82) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 135

(Ver Quadro na Imagem).

Aqui, como noutros aspectos da vida nacional, suo os distritos do litoral os melhor contemplados - como, por ordem decrescente, no total das comparticipações, Lisboa, Porto, Coimbra e outros. Continua a insistir-se no que já por diversas vezes se disse nestes pareceres: a absoluta necessidade de arrancar da situação actual muitas povoações ainda em condições primitivas, mesmo que para isso seja necessário reforçar as verbas como se propôs e propõe.
Uma das obras mais urgentes e benéficas é a da valorização dos pequenos aglomerados, donde continua a fuga para a cidade e estrangeiro.
As cifras da emigração suo de per si um grave sintoma económico, dado o número e qualidade dos emigrantes.

As despesas em 1954

118. Em 1954 as despesas somaram, como se indicou, 141 798 contos. Destas foram pagos pelo Fundo de Desemprego 74 314 contos. O resto saiu das receitas gerais do Estado, inscritas em dotações com diversas rubricas no orçamento das receitas ordinárias e extraordinárias. No quadro seguinte indica-se a distribuição das despesas pagas:

(Ver Quadro na Imagem).

Parece necessário reforçar as verbas para abastecimento de águas, assim como as dos melhoramentos rurais.
A questão das pesquisas de água é outro ponto que necessita de ser melhor resolvido do que actualmente, de modo a evitar desperdícios.
Muitas regiões têm dificuldade em encontrar água nas proximidades, não apenas por clima seco, mas até por constituição geológica pouco propícia. Um conveniente acordo entre a Direcção-Geral e os serviços geológicos poderia ajudar. Para os dois últimos anos as verbas podem esquematizar-se do modo que segue.

(Ver Quadro na Imagem).