O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE ABRIL DE 1956 720-(77)

[Ver Tabela na Imagem]

Às verbas da construção e conservação foram idênticas: no caso das estradas, à roda de 83 000 contos, mas nas pontes a da construção é bastante mais elevada do que a da conservação. Os distritos de Lisboa, Santarém e Coimbra receberam dotações superiores 13 000 contos.

Extensão da rede

109. Os números parecem indicar que está a fazer-se uma tentativa no sentido de se aperfeiçoarem os pavimentos. Em fins de 1953 havia 16 962 km de estradas construídas. Construíram-se, ou completaram-se, cerca de 125 km, visto existirem 17 087 km em fins de 1954, segundo os elementos fornecidos, que constam do quadro seguinte:

[Ver Tabela na Imagem]

O aumento da rede, quando se examinam os números em pormenor, tem sido irregular. Enquanto que, por exemplo, o ano de 1949 acusa apenas o aumento de 31 km e o de 1953 de 33 km, os anos de 1947, 1901 e 1954 mostram respectivamente 300 km, 138 km e 125 km.
Diminuiu em cerca de 435 km a extensão de macadame e aumentou 560 km a dos pavimentos aperfeiçoados. Parece seguir-se agora o bom caminho, dada a fraca percentagem de pavimentos aperfeiçoados em certas regiões do País.

Tipos de pavimento

110. O tipo de pavimento das estradas, em 1954, pode ver-se no quadro seguinte:

[Ver Tabela na Imagem]

(a) A diferença para menos verificada em relação ao ano anterior provém da passagem de certas estradas nacionais para o domínio municipal.