O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DE MARÇO DE 1939 378-(21)

10. Tentou-se ainda, agora, dar uma ideia do significado da dívida pública na política orçamental e um quadro geral da sua incidência na nossa vida económica.
Foi o que se procurou sintetizar nos três mapas que seguem, em que, por um lado, se confrontam as receitas e as despesas ordinárias com a dívida pública e os encargos anuais da dívida com aquelas receitas e despesas desde 1938 a 1957; por outro, se confrontam as excessos acumulados das receitas ordinárias sobre as
despesas ordinárias com o total da dívida pública, bem como o produto dos empréstimos emitidos e aplicados à cobertura de despesas extraordinárias com aqueles excessos acumulados das receitas ordinárias sobre as despesas ordinárias desde 1941 a 1957; e, por último, se indica a capitação da dívida e dos seus encargos e se confrontam o nominal da dívida e os seus encargos totais com o produto nacional bruto, também a partir de 1938.