O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 DE ABRIL DE 1959 627

Salazar permanece e permanecerá, porque só ele, graças à sua experiência, ao seu prestigio, à formação e serenidade do seu espirito, pode manter sem provocações, ceder sem fraqueza, avançar sem hesitação.
Por mim, que nunca tive para os homens o culto que só a Deus é devido, nem o conformismo do espirito disposto a achar perfeitas todas as soluções e todas as fórmulas, que tenho pelo povo que crê, trabalha e sofre um fundo sentimento de solidariedade e reverência, na relatividade das coisas humanas e mormente das da vida política e administrativa de um pais, creio firmemente que, neste longo dia de trinta e um anos, Salazar e o povo português realizaram, em todos os domínios, uma grande e nobilíssima tarefa e lançaram as bases de um futuro grandioso para a comunidade portuguesa.
Se o desvairamento e a paixão política poderá neste momento dizer: Salazar, não! - Portugal responderá: Salazar? Sim!
Salazar, sim: para que a integridade da Pátria se mantenha em todas as partes do mundo; Salazar, sim, pura que a sua dignidade e o seu prestigio continuem a altear-se dentro e fora das suas fronteiras. Salazar, sim, finalmente, para que a sociedade portuguesa caminhe firmemente no sentido do progresso económico, social e político, no da liberdade, da justiça e do bem comum!

IMPRENSA NACIONAL DE LISBOA