O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE ABRIL DE 1960 586-(37)

Principais importações

79. Manteve-se, no total da importação, a percentagem, que corresponde a dez produtos, mas houve variações de interesse na relatividade de cada um. Nos últimos dois anos os números que definem a importação das mercadorias mencionadas constam do quadro a seguir:

[Ver Quadro na Imagem].

Em primeiro lugar nota-se o decréscimo na importação de combustíveis. O ano hidrológico de 1958 permitiu reduções nos consumos de energia térmica, além
de terem entrado em funcionamento novas centrais, uma pelo menos, de grande potência, embora em regime de ensaio. Na verdade, se se desdobrar a rubrica de combustíveis, que inclui carvões e óleos minerais, encontram-se alguns diferentes bastante salientes entre os dois anos.

[Ver Quadro na Imagem].

Os valores unitários também melhoraram em todos os casos apreciavelmente. Quer dizer: comprou-se em menor quantidade e por menor valor.
A influência dos combustíveis fez-se sentir na percentagem, passando de 13,2 por cento para 10 por cento. É o primeiro regresso desde 1956.
Outro tanto ocorreu com o ferro e aço, em que o" valores de 1958 são inferiores.
Mas outras mercadorias aumentaram a seu valor, como os automóveis de carga e de passageiros, as máquinas industriais e outras.

Exportações

80. Houve o pequeno aumento de menos de 10 000 contos nas exportações de 1908 quando se comparam com as de 1957. Foram as substâncias alimentícias que ampararam a descida muito sensível nas matérias-primas, que já se acentuou tem 1057. Estamos já longe dos valores de 1956. É nesta classe que se inscrevem alguns dos produtos sujeitos a flutuações periódicas, como a cortiça, os minérios e outros, e a normalização da vida europeia e norte-americana, com a baixa geral de valor nas matérias-primas, influiu des-