O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1960 82-(141)

[ver tabela na imagem]

Como se vê, a importação efectuada nos países estrangeiros tem sido, em globo, muito superior ao somatório dos fornecimentos de origem nacional, o que, aliás, não surpreende, dada a situação geográfica da província, a dois passos de Hong-Kong, Singapura, Japão e outros grandes centros comerciais, cujas industrias, servidas por mào-de-obra barata, concorrem vitoriosamente com os mercados nacionais.
Além disso, os preços dos fretes, calculados em função das distâncias, são muito mais baratos partindo as mercadorias de qualquer dos pontos indicados do que partindo da Europa, ou mesmo da África e Índia Portuguesa.
Isto mesmo, aliás, se pode observar a tentando no quadro seguinte:

[ver tabela na imagem]

É de notar, no entanto, o aumento gradual das importações de Timor feitas às restantes províncias ultramarinas, especialmente a Macau.
Há muito que se diz que a economia de Timor vale o que valer o seu café. como outrora valia, o que lhe vinha do sândalo.
O café é, de facto, quase tudo - não só pela sua quantidade como pela sua qualidade. Ocupa o 1.º lugar no quadro das exportações, seguido pela copra e pela borracha, mas estes muito distanciados do volume do primeiro. O quadro que segue dá a nota da importância daqueles três produtos de exportação na economia da província no último quadriénio:

[ver tabela na imagem]

Como se vê, é de facto o café o produto de exportação de maior importância. As suas principais variedades cultivadas na província são a Arábica, a Robusta e a Libéria.
A produção da primeira variedade foi em 1950, e segundo informação da província, ligeiramente inferior à de 1958, mas nota-se que neste ano tinha ela sido dupla da de 1957.
No ano de 1958 não tinham as condições climatéricas sido propicias à colheita da variedade Robusta, provocando, por isso, uma diminuição sensível na sua produção em relação a 1957. Porém, em 1959 já a produção