O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

SECRETARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL

DIÁRIO DAS SESSÕES Nº 216

ANO DE 1961 28 DE ABRIL

VII LEGISLATURA

SESSÃO N.º 216 DA ASSEMBLEIA NACIONAL

EM 27 DE ABRIL.

Presidente: Exmo. Sr. Albino Soares Pinto dos Reis Júnior

Secretários: Exmos. Srs.
Fernando Cid Oliveira Proença
António José Rodrigues Prata

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou aberta a sessão às 16 horas e 15 minutos.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Presidente informou que recebera da Presidência do Conselho, para cumprimento do disposto no § 3.º do artigo 109.º da Constituição, os Decretos-Leis n.ºs 43 607, 43 608, 43 609, 43 610, 43 611, 43 612 e 43 613.

O Sr. Deputado Agnelo do Rego agradeceu ao Governo a providência tomada para a construção do Liceu de Angra do Heroísmo.

O Sr. Deputado Sarmento Rodrigues preconizou o emprego de todos os meios para a defesa do ultramar.

O Sr. Deputado Manuel Nunes Fernandes requereu ao Ministério da Economia informações sobre uma importação de álcool vínico.

O Sr. Deputado José Manuel da Costa assinalou a passagem ao 33.º aniversário da entrada do Prof. Doutor Oliveira Salazar para o Governo da Nação.

O Sr. Deputado Rocha Peixoto ocupou-se da participação das autarquias municipais no rendimento líquido anual da exploração de matas e florestas.

O Sr. Deputado Vasques Tenreiro falou sobre o Decreto n.º 43 599, que confere aos futuros alunos do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos o grau de licenciado.

O Sr. Deputado Cardoso de Matos considerou a urgência de se resolverem os problemas económicos e sociais de Angola.

O Sr. Deputado Urgel Horta solicitou a construção dos portos de pesca de Matosinhos e Póvoa de Varzim e a resolução da questão dos operários tabaqueiros do Porto.

O Sr. Deputado Amaral Neto referiu-se às deficiências do ensino no Instituto Superior Técnico.

O Sr. Deputado Melo e Castro falou sobre os projectos do Governo que ficam pendentes, sugerindo a sua rápida discussão ou promulgação.

O Sr. Deputado Calapez Garcia pediu ao Governo que dê a autorização necessária para aplicação da verba de 230 000 contos em obras de irrigação no Alentejo.

O Sr. Deputado Belchior da Costa solicitou que às juntas distritais sejam dados os mesmos poderes que tinham as juntas de província quanto à acção assistencial.

O Sr. Deputado Tarujo de Almeida preconizou que os benefícios concedidos aos campos do Mondego sejam extensivos aos do Baixo Vouga.

O Sr. Deputado Cunha Valença reclamou a urgente revisão do Código da Estrada e sugeriu uma campanha contra os acidentes de viação.

Ordem do dia. - Discutiu-se na generalidade a proposta de lei que contém o Regulamento das Estradas e Caminhos Municipais.

Falou o Sr. Deputado Amaral Neto.

Aprovada a proposta na generalidade, foi discutida na especialidade e aprovada com emendas propostas pelas Comissões de Obras Públicas e de Política e Administração Geral e Local.

O Sr. Presidente pronunciou um discurso de encerramento da VII Legislatura, afirmando, em nome da Assembleia, o seu absoluto apoio a SS. Exas. os Srs. Presidente da República e do Conselho.

O Sr. Presidente encerrou a sessão às 19 horas e 40 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada. Eram 16 horas e 10 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Srs. Deputados:

Adriano Duarte Silva.
Afonso Augusto Pinto.
Agnelo Orneias do Rego.
Agostinho Gonçalves Gomes.
Aires Fernandes Martins.