O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE MARÇO DE 1967 1394-(157)

Os encargos gerais (despesas militares) evoluíram de 56,4 por cento, em 1963, para 66,5 por cento, em 1965, em detrimento dos Ministérios das Obras Públicas e do Ultramar.

Origem das receitas que pagaram as despesas extraordinárias

15. O grande aumento na utilização de excessos de receitas ordinárias sobre idênticas despesas (mais 1 532 497 contos do que em 1964) alterou as proporções das origens das receitas extraordinárias que serviram para liquidar as despesas. Estas elevaram-se a 7 630 614 contos, que foram pagas pelas receitas seguintes:

[Ver tabela na imagem]

Recorreu-se a menor volume de empréstimos (menos 1 645 168 contos). Neste aspecto houve melhoria sensível. Como já se verificou, diminuíram as despesas extraordinárias em quase todas as aplicações usuais, excepto nos encargos das forças armadas no ultramar e encargos da defesa nacional, que, como se verificou utilizaram 66,5 por cento das despesas extraordinárias.
O quadro mostra que diversas receitas extraordinárias comparticiparam este ano com 750 085 contos muito mais do que no ano precedente.

16. As proporções com que entrou cada rubrica no total das despesas extraordinárias constam do quadro seguinte:

[Ver tabela na imagem]

A verba dos empréstimos reduziu-se para 24,1 por cento, que está mais de acordo com as cifras anteriores a 1961, e a percentagem dos excessos de receitas ordinárias atingiu 61,8 por cento, o que é na verdade notável e influiu na conta dos empréstimos. Outras receitas somadas contribuíram com 14,1 por cento, incluindo os saldos de anos económicos findos.

Discriminação das despesas extraordinárias

17. Já se indicaram as despesas extraordinárias por Ministérios e encargos gerais. No quadro seguinte discriminam-se essas despesas por Ministérios e fins a que se destinaram.

[Ver tabela na imagem]