O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 172 3090-(36)

Além das secções já mencionadas, IV e XI, há a das madeiras e cortiças (IX secção). As três representam cerca de 60 por cento do total. Mas as madeiras e cortiças parecem estacionadas.

O caso das pedras preciosas não tem significado porque há contrapartida dos diamantes em bruto provenientes de Angola.

A seguir indica-se a evolução das exportações na base de 1960 igual a 100:

[Ver Tabela na Imagem]

O índice dos produtos das indústrias alimentares dobrou desde 1960, por influência dos derivados de tomates. Também as matérias têxteis acusam grande aumento - índice 280 devido à saída de tecidos e fios. Há a notar melhorias na exportações de máquinas, altamente benéficas para a economia industrial.

82. Em 1967 a tonelagem exportada diminuiu cerca de 88 000 t. A quebra quase se circunscreve à exportação de produtos minerais, onde predominam as pirites de ferro, e até há pouco as hematites. Saíram cerca de 200 000 t a menos, como se verifica nos números que seguem:

[Ver Tabela na Imagem]

Nos produtos industriais destacam-se os mármores, com 105 000 t. no valor de 124 580 contos. B pena que quase tudo seja exportado em blocos. Os produtos manufacturados, derivados dos mármores, poderiam auxiliar a balança do comércio e criar uma indústria rendosa. Os índices relacionados com o preço das mercadorias exportadas melhorou muito nalgumas secções, como se verifica a seguir.

[Ver Tabela na Imagem]