O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5218 I SÉRIE - NÚMERO 107

E acrescenta

O PS dúvida que seja o mais atlantista e o mais pró-americano dos seus congéneres mas tem a certeza que o PCP é o mais estalinista e socialista dos partidos comunistas da Europa democrática.

Isto foi dito em 1981 num comunicado do PS.
Portanto pesar estas e idênticas é um adquirido em Portugal V. Ex.ª não pode afirmar que o Primeiro-Ministro disse acerca disto qualquer novidade nem que é uma mentira emantada. Não é nada disso. Gostaria que V. Ex.ª pensasse nisto pelo que ou pela Mesa e fazer chegar-lhe uma cópia a destes documentos sob é o qual de e debruçar se assim como sobre a afirmação que fizeram em Março de 1982 em relação ao então líder socialista Dr. Mário Soares. As orientações impostas por Mário Soares ao PS faz com que não se possa contar com aquele partido para defender o regime democrático. O que é que V. Ex.ª tem a dizer sobre isto? Tem alguma coisa a dizer em relação a esta afirmação do nosso comité central - e
apelo a fim com que não se possa conta com aquele partido (o PS) para defender o regime democrático?
São estas as e idênticas e não invenção da cabeça de ninguém.

Vozes do PSD: - Muito bem.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD) -Sr. Presidente Srs. Deputados Presumo que o ar pensativo do Sr. Deputado João Amaral de forma geral sempre exuberante seja consequência do facto de estar a pensar no seu ex camarada Silva Graça.

Risos do Sr. Deputado João Amaral.

Está a ver como o desviei do pensamento profundo que está a ter!

Risos.

Está a ver como o chamei a realidade. O senhor estava completamente mergulhado numa dúvida metatista.
O Sr Deputado Carlos Brito e sobretudo Srs. Deputados socialistas que vejo tão calados?

O Sr. João Rui de Almeida (PS) - Calados não enjoados!

O Orador: - E vamos continuar a reflectir sobre de ele porque os senhores dizem que o importante são as ideias.
O cidadão Dr. Alvaro Cunhal - Dr. Barreirinhas na tal expressão do MRPP - dizia o seguinte: Este projecto aliás não poderia ser realizado nas condições especificas de Portugal e no estádio da nossa revolução. O poder económico não conseguirá instalar-se sem liberdade. O regime parlamentar e em Portugal um ilusão.
Ora bem esta tese era exactamente a do MES (Movimento da Esquerda Socialista) e a do GIS (Grupo de Intervenção Socialista)

O Sr Carlos Brito (PCP) - E do PSD'

O Orador: - A razão pela qual esses dois agrupamentos que se diziam socialistas não aderiam ao PS que consideravam pertencer ao campo do reformismo da social democracia e portanto do caminho para uma nova ditadura terrorista da burguesia. Daí os intelectuais e os ideólogos do MES e do GIS dizerem O caminho para a democracia parlamentar e um sedo. É melhor uma estratégia de aliança com o Partido Comunista para a construção de uma sociedade de modelo socialista, senão de partido único pelo menos de partido único de esquerda.
Daí que eu ponha a seguinte questão ao Sr. Deputado Carlos Brito e não ao Dr. Cunhal porque já sabemos que esta não mudou que continua a pensar a mesma coisa. De o dizer lhe Sr. Deputado que enquanto o Dr. Cunhal não alterar esta sua tese os senhores de iam estar calados e não falar em democracia. Com todo o respeito devo dizer lhe que é um deputado político os senhores falarem em democracia enquanto o nosso secretario geral e o nosso próprio partido não alterarem esta tese. Peço licença para dizer-lhe isto apesar de todo o respeito pessoal que tenho por si.
Porém a questão que quero colocar-lhe não é no sentido de saber o pensamento do Dr. Cunhal pois repito já sabemos qual e mas sim o que é que o Sr. Deputado pensa relativamente a actual estratégia do PS ao fazer o aço do connosco. Será que não e precisamente o retorno a tese de então. E segundo a qual a aliança estratégica com o Partido Comunista e que é a boa para construir o futuro do País? Será que não é o retorno precisamente as teses do MES e do GIS que consideravam errado o caminho que o Partido Socialista estava a seguir? Não é Sr. Deputado - felizmente apenas no plano das ideias porque o povo português já disse o que tinha a dizer sobre a matéria no plano do retorno das ideias - o desenterro do gonçalvismo o desenterro não só do gonçalvismo mas do verdadeiro Partido Socialista de Rosa Coutinho?

Entretanto assumiu a presidência a Sr.ª Vice Presidente Manuela Aguiar.

A Sr.ª Presidente - Para responder tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Brito.

O Sr. Carlos Brito (PCP):- Sr. Presidente Srs. Deputados Diz se por aí que o fundamentalismo laranja tomou conta do PSD. Eu não acreditava mas ouvindo as intervenções que aqui acabam de ser produzidas por estes dois pilares da direcção do Grupo Parlamentar do PSD tenho de reconhecer que é verdade. Ainda assim não deixarei de dialogar com os fundamentalistas laranja.
Relativamente as questões colocadas pelo Sr. Deputado Duarte Lima começo por dizer que os discursos do meu camarada Cunhal estão todos publicados.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Claro. Felizmente que estão todos publicados.

O Orador - portanto o Sr. Deputado pode ter pleno acesso a esses discursos indo as melhores fontes se quiser fazer um trabalho honesto