O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE DEZEMBRO DE 1989

979

trabalhadores desta Casa e aos jornalistas um bom Natal e um Ano Novo muito próspero, mas já agora, no que diz respeito à oposição e em termos políticos, que não seja tão próspero como foi este!...

Risos.

Aplausos gerais.

0 Sr. Presidente: -Tem a palavra o Sr. Deputado Montalvão Machado.

0 Sr. Montalvão Machado (`PSD): -Sr. Presidente, também quero associar-me às palavras que foram ditas por todos: boas festas e um feliz Ano Novo para o Sr. Presidente, para os membros da Mesa, para todos os colegas de todas as bancadas, sem excepção, para os membros da comunicação social, para os funcionários desta Casa, para os membros da segurança, enfim, para todos aqueles que, efectivamente, têm ajudado a construir a democracia neste país e têm ajudado a que esta Casa funcione em moldes que nos vão satisfazendo, pelo menos, razoavelmente.
Os tempos mudam, o ano que vem pode não ser igual a este, e espero que seja muito melhor para nós e um bocadinho pior para as oposições!...
Risos.

Aplausos gerais.

A Sr.ft Helena Roseta (Indep.): - Sr. Presidente, dá-me licença?

0 Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr." Deputada.

A Sr.ª Helena Roseta (Indep.): - Sr. Presidente, não sei em que termos regimentais está a decorrer esta manifestação de voto de fim de ano, portanto não sei se tenho possibilidade de usar ou não da palavra. Era precisamente isto que gostaria de saber, Sr. Presidente.

0 Sr. Presidente:= Sr a Deputada, dentro do espírito de Natal, sem qualquer Regimento, fui dando a palavra a quem a solicitou, porque sabia, se assim se pode dizer, o que os Srs. Deputados pretendiam dizer. Neste sentido, entendi também dar-lhe a palavra sem ser ao abrigo de qualquer figura regimental, tal como aconteceu aos Srs. Deputados que já intervieram. Contudo, se a Sr." Deputada quiser, entenderei o seu pedido de palavra como uma interpelação à Mesa.
Faz favor, Sr.ª Deputada Helena Roseta.

A Sr. Helena Roseta (Indep.): -Sr. Presidente, saúdo essa inovaçflo e agradeço-a.
Tomo a palavra para me juntar às palavras que aqui foram ditas é desejava proferir algumas outras que não são de circunstância mas sim de convicção. É que, com o final deste ano, termina não apenas um ano mas uma década; começaremos as nossas actividades parlamentares numa nova década, o mundo está em mutação e o nosso país parece que também.
Aquilo que desejo a todos os eleitos que aqui estão é que estejam disponíveis e abertos às mudanças que se passam no mundo e no nosso país,
É apenas este o meu voto,

Apausos gerais.

0 Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Herculano Pombo.

0 Sr. Herculano Pombo (Os Verdes): - Sr. Presidente, com a máxima singelesa e apenas para exteriorizar os pensamentos que me vão no íntimo, desejo um bom Natal a todos os Srs. Deputados, ao Sr. Presidente e ao Governo.
Não quero ficar atrás da Sr.ª Deputada Helena Roseta, mas devo dizer que, de facto, o que terminou não foi só uma década mas foi também uma era, em que, com muitas convulsões e apesar de tudo, conseguimos construir a esperança de uma era diferente que começa amanhã, embora hoje o dia tenha amanhecido negro com algumas manifestações a nível internacional -e todos sabem ao que me refiro, que são mais próprias da época que encerramos agora do que aquela que vamos abrir futuramente.
Com este lamento, mas com esta esperança, desejo siriceramente a todos votos de boas entradas e que o ano que aí vem seja fértil e próspero, mesmo em termos políticos para todos nós. De facto, somos todos nós os representantes do povo português e ao estarmos todos satifeitos o povo português estará satisfeito certamente.

Aplausos gerais.

0 Sr. Presidente: - Srs. Deputados, reiterando as boas festas está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 25 minutos.

Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social-Democrata (PPI)/PSD):

António José Caeiro da Mola Veiga. António Paulo Martins Pereira Coelho. Carla Tato Diogo. Fernando José Antunes Gomes Pereira. Fernando Manuel Alves Cardoso Ferreira. Flausino José Ferreira da Silva. Guilherme Henrique V. Rodrigues da Silva. Henrique Nascimento Rodrigues. José Alberto Puig dos Santos Costa. José de Almeida Cesário. José de Vargas Bulcão. Luís Filipe Meneses Lopes. Manuel Joquim Baptista Cardoso. Margarida Borges de Carvalho. Mário Ferreira Bastos Raposo. Reinaldo Albeno Ramos Gomes.

Rui Manuel Parente Chancerelle de Vítor Pereira Crespo.

Partido Socialista (PS):

Alberto Arons Braga de Carvalho. Alberto Marques de Oliveira e Silva. Custódio João Maldonado Freitas. Jorge Luís Costa Catarino. José Apolinário Nunes Portada.

Partido Comunista Português (PCP):
Ana Paula da Silva Coelho. Apolónia Maria Pereira Teixeira.

11achete.

A