O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3620 I SÉRIE - NÚMERO 101

De facto, Felgueiras merece bem esta nova classificação, dado que se trata da sede de um concelho em que o crescimento e o progresso tem dado as mãos no sentido do engrandecimento e do bem-estar dos seus cidadãos.
Actualmente, Felgueiras é já considerada a capital do calçado a nível nacional, indústria que tem tido um crescimento deveras impressionante, onde existem mais de 300 empresas deste sector e emprega praticamente toda a mão-de-obra disponível e ainda muitas centenas de trabalhadores de concelhos limítrofes.
A sua produção é em grande parte exportada, pelo que várias dezenas de milhões de contos/ano são trazidas para o nosso país. Também outras importantes indústrias de outros sectores estuo aqui sediadas, para além de uma agricultura em franco progresso, onde sobressai a produção considerável de vinho verde.
Falar de Felgueiras é falar do pão-de-ló de Margaride, dos bordados de filé, dos bordados da Lixa, das suas igrejas e monumentos.
Mas falar de Felgueiras é também falar de muitas carências ainda existentes: algumas serão resolvidas até breve prazo, outras, provavelmente, demorarão algum tempo, a ser realizadas.
Com a elevação a cidade que agora acaba de concretizar-se, provavelmente influenciará favoravelmente, no sentido de que Felgueiras seja cada vez mais uma terra onde valha a pena viver, sentimento que tomo extensivo a mim próprio por lá viver e trabalhar há muitos anos e a considerar já como também minha.
Por tudo isto, o Grupo Parlamentar do PCP associa-se à alegria de todos os felgueirenses, ciente de que soube, interpretar os anseios de toda a sua população.

O Deputado do PCP, Júlio Antunes.

A elevação de Carregosa à categoria de vila, concretizada pela aprovação do projecto de lei n.º 453/V (PSD), vem premiar o esforço de quantos, ao longo dos tempos, tomaram aquela povoação na grande e inquestionável realidade que é hoje.
É, pois, o justo galardão por tudo quanto foi feito no passado, sendo também e por certo incentivo para que o progresso continue, se dinamize e seja motivo para não vos cometimentos, mantendo a imparável prosperidade, quer a nível do parque habitacional, quer a nível, do parque industrial.
Carregosa, que sempre teve aptidão natural para a agricultura e para a indústria, vem de momento atravessando um período de autentica explosão e de desenvolvimento a níveis social, cultural e desportivo.
Parabéns, pois, aos carregosenses em geral, aos autarcas e forças vivas e a todos os que, no passado, se esforçaram por dotar aquela freguesia das necessárias e indispensáveis infra-estruturas que foram a mola impulsionadora conducente a esta decisão da Assembleia da República.

O Deputado do PSD, Manuel Albino Casimiro Almeida.

O Grupo Parlamentar do PCP congratula-se com a decisão da Assembleia da República de elevar, a povoação de Carregosa à categoria de vila, concretizada pela aprovação do projecto de lei n.º 453/V (PSD), ao mesmo tempo que saúda a sua população.
Esta medida constituirá, seguramente,- um estímulo importante, para o desenvolvimento, progresso e bem-estar da população da nova vila de Carregosa.

O Deputado do PCP, Vítor Costa.

A elevação da povoação de Carapinheira à categoria de vila, concretizada pela aprovação do projecto de lei n.º 208/V -(CDS), constitui motivo de regozijo para o Grupo Parlamentar do PCP.
Felicitamos, nesta data, a população da Carapinheira e fazemos votos para que esta decisão da Assembleia da República seja um estímulo ao maior desenvolvimento e progresso no futuro das gentes da Carapinheira.

O Deputado do PCP, Vítor Costa.

O Grupo Parlamentar do PCP votou favoravelmente os projectos de lei n.º 52/V (PS), 454/V (PSD) e 474/V (PSD), que passam, respectivamente, as freguesias de Izeda, Carrazedo de Montenegro e a povoação da Sendim, distrito de Bragança, à categoria de vila.
Votamos favoravelmente os projectos de lei tendo em conta uma atitude de justiça para com estas populações, o seu passado histórico e cultural e a vontade de verem promovidas as suas próprias terras.

O Deputado do PCP, António Mota.

Ao aprovar os projectos de lei n.ºs 53/V (PS). 474/V (PSD) e 52/V (PS), e, portanto, a elevação à categoria de vila das povoações de Sendim, concelho de Miranda do Douro, e Izeda, concelho de Bragança, a Assembleia da República reconheceu a crescente importância destas localidades, satisfazendo também as legítimas aspirações dos seus habitantes.
Sendim e Izeda são duas das mais progressivas localidades do Nordeste transmontano, das de mais história e tradição, das que mais se tem batido pela concretização desta já velha aspiração, pertencendo a concelhos que têm como sede cidades, também elas, das mais históricas e tradicionais.
É, pois, com regozijo que os deputados eleitos pelo círculo de Bragança saúdam a decisão da Assembleia da República, significativamente tomada por unanimidade, saudando igualmente as populações de Sendim e de Izeda e esperando que a decisão agora tomada constitua um estímulo a todos os responsáveis e um ponto de partida para um maior e melhor desenvolvimento, em direcção a um futuro de progresso e bem-estar.

Os Deputados Eleitos pelo Círculo de Bragança: Duarte Lima (PSD) - Amândio Gomes (PSD) - António Abílio Costa (PSD) - Armando Vara (PS).
O Grupo Parlamentar do PCP saúda as populações de Juncai por verem coroadas de êxito as justas aspirações de a sua povoação ser vila, através da aprovação do projecto de lei n.º 39 l/V (PSD).
Esta decisão da Assembleia da República não será um fim em si mesmo mas, certamente, irá possibilitar maior desenvolvimento, maior progresso e modernização na comunidade local.
O Deputado do PCP, Vítor Costa.