O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2842 I SÉRIE - NÚMERO 86

Governo. Assim, quem da oposição sair na televisão está a violar uma regra de chumbo do PSD...

Aplausos e risos do PS.

Portanto, quando o Sr. Secretário de Estado aqui exprime o seu horror por descobrir em mim duas facetas - e devo avisá-lo de que tenho mais -...

O Sr. Secretário de Estado do Ambiente e Defesa do Consumidor: - Estas são as mais notórias.

O Orador: -... e quando faz passar o debate da análise política para a análise freudiana, eu repito-lhe: Sr. Secretário de Estado, saímos desta Sala. sentamo-nos - e sublinho o «sentamo-nos» - no divã e conversamos tudo o que V. Ex.ª quiser! Mas dentro desta Sala vamos discutir política.
Ora, em relação à política eu apontei ao Sr. Secretário de Estado do Ambiente e Defesa do Consumidor uma responsabilidade política, que foi a de vir à Câmara defender uma proposta de lei e não adiantar uma ideia, sequer, sobre o conteúdo do pedido de autorização legislativa.
De facto, o Sr. Secretário de Estado aproveitou para me desafiar a andar a correr na Avenida da Liberdade, mas eu daria tudo para que ele me dissesse ao abrigo de que alínea é que ele quer autorização para vincular as regiões autónomas a deveres em matéria de defesa de consumidores.

O Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Posso interrompê-lo. Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor, Sr. Secretário de Estado.

O Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Sr. Deputado, para além dos problemas que já lhe diagnostiquei, verifico agora que V. Ex.ª é surdo!...

O Orador: - Sr. Secretário de Estado, devo ser muito mais coisas do que essa, mas uma é certa: o que não sou é mudo! Portanto, quando o Sr. Secretário de Estado é incapaz de exprimir por «A+B» o que vai fazer - e isso é rever a Lei de Defesa do Consumidor -, eu insisto: quem é mudo é ele, que aqui está calado e não responde às perguntas.
Quanto à cor do casaco, devo dizer-lhe que eu não usaria aquela cor, mas V. Ex.ª acha que é criminoso andar com um casaco cor-de-rosa? Será que o senhor já chegou a isso? Já censura a cor dos casacos?

O Sr. Secretário de Estado, haja calma!... As eleições não causam tanto desespero!...

Aplausos do PS, do PCP e do deputado independente Jorge Lemos.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Sócrates.

O Sr. José Sócrates (PS): - Sr. Presidente, gostaria apenas de dizer que também eu gosto de uma boa piada e, ao contrário do Sr. Secretário de Estado, até de uma boa provocação; não vejo mal algum nisso, principalmente na Assembleia da República!
Estimo muito que o Sr. Secretário de Estado tenha reparado na cor do meu casaco e até noto nisso uma pontinha de inveja,...

Risos gerais.

... mas ainda bem que reconheceu que esta cor me fica bem, tanto mais que esta cor para a bancada do Governo seria difícil... Contudo, quero dizer-lhe que, dada a sua juventude, esta cor também lhe ficaria bem!... Não seja invejoso, Sr. Secretário de Estado! Tenho a certeza de que melhoraria muito se mudasse, se desse alguma frescura à sua indumentária!... Tenho a certeza de que isso lhe cairia, a si e ao Governo, tão bem quanto a mim!... Portanto, deixe-se de invejas! Aliás, se quiser, ofereço-lhe ou empresto-lhe o casaco! Por favor, não tenha pudor!

Risos gerais.

O Sr. Domingos Duarte Lima (PSD): - Ou um corte de bigode como o do seu colega António Guterres!...

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, a Mesa, sem querer meter-se neste debate, apenas gostaria de frisar ao Sr, Secretário de Estado que o casaco do Sr. Deputado José Sócrates visto pelo monitor do circuito interno de televisão ainda é muito mais bonito!...

Aplausos e risos gerais.

Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Secretário de Estado.

O Sr. Secretário de Estado do Ambiente e Defesa do Consumidor: - Vejo, com alegria, que o Sr. Presidente também é fã daquele casaco!

Risos gerais.

É um casaco que, aliás, «mal se nota»!... É que olha-se para a bancada do PS e praticamente só se vê o casaco do Sr. Deputado José Sócrates, pouco mais!

Risos do PSD.

O Sr. José Sócrates (PS): - Ó Sr. Secretário de Estado,... mas olhe que estão aqui senhoras!...

O Orador: - Perdoe-me a Sr.ª Deputada Julieta Sampaio, pois, com certeza, que se nota a sua beleza, tal como o perfil do líder parlamentar do PS, mas, na verdade, o casaco é aquilo que mais se nota na bancada do PS.

Risos gerais.

De qualquer forma, Sr. Deputado José Sócrates, eu não queria desdizer do seu casaco, nem comentar, nem criticar - como há pouco tentou sugerir o Sr. Deputado José Magalhães - a sua maneira de vestir e o seu gosto, de forma nenhuma!
O que eu disse foi uma coisa completamente diferente e o que recomendei ao Sr. Deputado José Magalhães - que está agora de alma e coração com a bancada do PS - foi que se metesse de alma, de coração e de corpo dentro desse casaco e visse um futuro mais risonho, porque um futuro cor-de-rosa - e eu apenas utilizei a simbologia da cor e mais nada - não tem nada de mal! Aliás, aquele ar barbado do Sr. Deputado José Magalhães dentro de um casaco cor-de-rosa era o futuro do PS neste país!...

Aplausos e risos do PSD.