O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE DEZEMBRO DE 1993 715

mocráticos, menos correctos ou menos leais, defendendo as suas posições com clareza, sem ofender os sues adversários políticos ou aqueles com os quais podia divergir.
Foi perseguido. Foi preso. Mas a sua cultura, a sua consciência cívica levou-o, não obstante as condições difíceis e muitas vezes dramáticas, a nunca desanimar. Nunca cedeu. A sua conduta, nessa altura, foi exemplar e não deixou de, com determinação, defender no terrível Tribunal Plenário salazarista e marcelista outros democratas que lutavam, também, pela liberdade, pela democracia, pela justiça social contra a ditadura, contra a repressão e o obscurantismo, contra a PIDE, enfim, contra o fascismo.
Apesar da sua aparente frieza, com a sua personalidade soube conquistar, sem populismos balofos e fáceis, o respeito e a admiração da generalidade dos portugueses, como aconteceu na campanha eleitoral para a Presidência da República a que ele acedeu concorrer perante a insistência de muitos democratas que viam na figura do Dr. Salgado Zenha o cidadão íntegro com mais capacidade para ocupar aquelas altas funções.
A homenagem que lhe prestamos é justa.
A Assembleia da República pode e deve relembrar o Dr. Francisco Salgado Zenha, mas não vejo necessidade de, nesta ocasião, associar outras pessoas que percorreram percursos políticos diferentes. 0 exemplo de Salgado Zenha impõe-se por si próprio.
0 Deputado independente, João Corregedor da Fonseca.

Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social-Democrata (PSD):

António Maria Pereira. Carlos de Almeida Figueiredo. Fernando Carlos Branco Marques de Andrade. Fernando Manuel Alves Cardoso Ferreira. Filipe Manuel da Silva Abreu. Jorge Paulo de Seabra Roque da Cunha.

José Pereira Lopes. Luís Carlos David Nobre. Manuel Albino Casimiro de Almeida. Manuel Joaquim Baptista Cardoso. Rui Manuel Lobo Gomes da Silva. Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete.

Partido Socialista (PS):

António Poppe Lopes Cardoso. João Maria de Lemos de Menezes Ferreira.

Faltaram à sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social-Democrata (PSD):

António Fernando Couto dos Santos. Carlos Miguel de Vallére Pinheiro de Oliveira. Eduardo Alfredo de Carvalho Pereira da Silva. João Álvaro Poças Santos. João Maria Leitão de Oliveira Martins. Manuel da Costa Andrade. Maria Manuela Aguiar Dias Moreira. Maria Margarida da Costa e Silva Pereira Taveira de Sousa. Nuno Manuel Franco Ribeiro da Silva.

Partido Socialista (PS):

António José Borrani Crisóstomo Teixeira. Carlos Manuel Natividade da Costa Candal. José Paulo Martins Casaca. Leonor Coutinho Pereira dos Santos.

Partido Comunista Português (PCP):

Miguel Urbano Tavares Rodrigues.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL