O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2488 I SÉRIE - NÚMERO 71

Risos do PSD.

Mas ainda bem que o Sr. Ministro veio reconhecer que é na Ota a melhor localização do futuro aeroporto, não por ter sido ao longo dos anos uma reivindicação constante do PSD de Leiria mas, sim, porque é, de facto, aí que ele melhor servirá o País.

O Sr. Presidente: - Faça favor de terminar, Sr. Deputado.

O Orador: - Vou terminar imediatamente, Sr. Presidente.
O que se exige é a sua urgente definição pelo Governo!
Quanto às portagens, o Governo terá de encontrar soluções de equidade. Não é pensável de outro modo! O Sr. Ministro deve estar a pensar nas respostas às elevadíssimas ideias dos seus camaradas, mas de uma coisa fique ciente: nós, todos os Deputados,...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, não basta anunciar que vai terminar, é preciso fazê-lo, por favor.

O Orador: - ... nós, todos os cidadãos, estaremos atentos para fiscalizar o Sr. Ministro e ele terá de arrepiar caminho, porque senão não?

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se, para pedir esclarecimentos, os Srs. Deputados Henrique Neto e Carlos Cordeiro.
Tem a palavra o Sr. Deputado Henrique Neto.

O Sr. Henrique Neto (PSD): - Sr. Presidente, o Sr. Deputado Silva Marques não cessa de nos espantar ao utilizar o tempo que se destina a tratar de assuntos de interesse relevante, trazendo para aqui questões da sua "capela",...

Protestos do PSD.

... dando lugar às tricas políticas dos seus correligionários, e questões das tricas políticas que não têm a menor dignidade para ser tratadas nesta Câmara.

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

O Orador: - Por outro lado, o Sr. Deputado falou da linguagem menos correcta do Sr. Ministro João Cravinho - e eu que estive lá e que assisti à intervenção dele não me lembro de nada que em linguagem fosse incorrecto -, mas, simultaneamente, deu-nos um exemplo da sua própria linguagem, que foi um continuado conjunto de incorrecções formais.
O Sr. Deputado disse que o Sr. Ministro teria referido que havia mensalidades difíceis de reciclar... Bom, também concordo com isso,...

O Sr. Osvaldo Castro (PS): - A do Silva Marques!

O Orador: - ... mas também há mentalidades que são recicláveis quase todos os meses!...

Risos do PS.

Sr. Deputado, falemos de coisas mais sérias: ainda há dias, recebemos nesta Assembleia os representantes da região do Oeste para falar, a sério, da questão das auto-estradas e das portagens. E digo falar a sério, porque aquilo que VV. Ex.as têm feito na região - e o Sr. Deputado sabe-o bem, pois foi isso que tentou aqui fazer - é manipular as pessoas, as populações, enganando-as,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: confundindo-as sobre as verdadeiras intenções do Governo. Mais: opondo-se ou tentando que as populações se oponham à real modernização da região,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... à criação, em tempo útil, das infra-estruturas de comunicações que a região necessita,...

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - Já estão feitas!

O Orador: - ... tentando opor-se às formas criativas que o Governo e o Sr. Ministro João Cravinho têm procurado para conseguir financiar mais rapidamente e antes do final do século aquelas importantes infra-estruturas.
De facto, os senhores tentam manipular as pessoas, dizendo-lhes que as saídas existentes nas estradas irião ser fechadas, coisa que nunca foi intenção do Governo, e que troços de auto-estrada já abertos, como o das Caldas, irão passar a pagar portagem, quando a verdade - e o Sr. Deputado sabe-o - é a de que as zonas urbanas não pagarão portagem, em coerência, aliás, com o que foi feito nas regiões de Lisboa e do Porto e que o senhor tanto contrariou.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Ou seja, como há tempos aconteceu a norte do distrito de Leiria, onde um presidente de câmara do PSD tentou levar populações a cortar a estrada, agora afadiga-se o Sr. Deputado e alguns dos seus correligionários a tentar que as populações façam o mesmo relativamente a esta questão, procurando impedir, por essa via, que as obras programadas sejam lançadas e concretizadas.
Sr. Deputado Silva Marques, não tente substituir o trabalho sério deste Governo, a favor da resolução de muitos dos problemas do País e de muitos atrasos do vosso Governo, com demagogia palavrosa e inconsequente.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, como há mais um orador inscrito para lhe pedir esclarecimentos, pergunto se deseja responder já ou depois.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Respondo depois, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Então, para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Cordeiro.

O Sr. Carlos Cordeiro (PS): - Sr. Presidente, não é para um pedido de esclarecimento mas, sim uma interpe-

Páginas Relacionadas
Página 2498:
2498 I SÉRIE - NÚMERO 71 quererão dar as maiores. condições de dignidade ao debate de inici
Pág.Página 2498
Página 2499:
15 DE MAIO DE 1997 2499 A Sr.ª Maria da Luz Rosinha (PS): - Sr. Presidente, queria esclarec
Pág.Página 2499