O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE JUNHO DE 1998 2631

Grupos Parlamentares, não para o dia de hoje mas para todas as situações, e que nos dias em que haja debate de urgência, apenas o precedem as declarações políticas. Isto é, as declarações políticas segue-se o debate de urgência e só depois as declarações no âmbito do tratamento de assuntos de interesse político relevante, no período de antes da ordem do dia. Aliás, só através desta ordem de intervenções é que se pode estabelecer e levar a bom termo aquela regra que diz que, quando há debates de urgência, o período de antes da ordem do dia prolonga-se até ao máximo de duas horas.

Vozes do PCP: - Muito bem.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Uma vez que parece haver consenso em relação a esta matéria, que não tinha presente - e disso me penitencio -, podemos passar ao debate de urgência, requerido pelo Grupo Parlamentar do PCP; sobre «os resultados da actualização extraordinária do recenseamento eleitoral».
Entretanto, enquanto não temos connosco os membros do Governo, penso que podíamos proceder á leitura de dois votos de pesar que deram entrada na Mesa.
Não havendo objecção, vou dar a palavra ao Sr. Secretario da Mesa para proceder á leitura dos votos de pesar, por ordem da respectiva entrada na Mesa.

O Sr. Secretario (José Reis): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, temos, em primeiro lugar, o voto n.º 123/VII, de pesar pelo falecimento do Comendador António Brás (apresentado por Deputados do PSD a do PS), que é do seguinte teor: António Brás marcou a nossa presença na África do Sul não só com a construção de um histórico monumento a Portugal no centro de Pretória mas também com a força do seu patriotismo de todas as horas, convertendo-se num exemplo de emigrante que alcançou o pleno sucesso económico, sem nunca esquecer os valores imateriais, a permanente solidariedade com a comunidade a as suas instituições, a defesa dos interesses nacionais, a afirmação e a expansão da nossa cultura.
O falecimento do Comendador Ant6nio Brás une no mesmo sentimento de perda a de saudade: os seus compatriotas de todos os quadrantes políticos, de todas as gerações e todos os leitores do jornal que fundou e que permanece como um dos melhores de quantos se escrevem em língua portuguesa.
A Assembleia da República partilha do pesar da sua família a da comunidade luso-africana a guarda respeitosamente a memória da sua coragem a generosidade de grande português.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Manuela Aguiar.

A Sr.ª Manuela Aguiar (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Peço a palavra para, em nome do Grupo Parlamentar do PSD, prestar homenagem á memória de um grande português da África do Sul, que foi grande não só pela forma como soube lutar na vida a alcançar o sucesso material, o que não seria com certeza motivo para estarmos hoje aqui a lembrar a sua memória, mas também pela sua extraordinária dedicação a Portugal, pelo seu enorme patriotismo, pela forma como soube ajudar todas as instituições beneficentes e de cariz social da África do Sul a como soube preocupar-se com os problemas da cultura portuguesa, nomeadamente fundando um jornal,

que é realmente um baluarte da cultura portuguesa no mundo, mostrando, em todas as horas, a sua generosidade para com os seus compatriotas, o que fez de resto também no seu testamento, beneficiando largamente as instituições da África do Sul, como a Beneficência ou o Lusito.
Por todas estas razões a sua perda é uma grande perda para o nosso país, para a comunidade da África do Sul e é bom que nesta Assembleia da República lembremos o nome dos grandes homens das comunidades portugueses, que tantas vezes tendemos a ignorar ou a considerar, mas que, vivendo apartados da Pátria, são os primeiros a lembrá-la e a honrá-la.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Srs. Deputados, visto não haver mais pedidos de palavra, o Sr. Secretario vai proceder a leitura do voto n.º 124/VII.

O Sr. Secretario (José Reis): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto n.º 124/VII, de pesar pelas vítimas do acidente ferroviário ocorrido na República Federal Alemã, apresentado por Deputados do PS e do PSD, que é do seguinte teor: Os Deputados a Assembleia da República de Portugal, profundamente consternados com as trágicas consequências do acidente ferroviário do passado dia 3 de Junho de 1997, ocorrido em Eschede, a interpretando os sentimentos do povo português e a solidariedade de uma comum condição europeia, manifestam ao povo alemão, junto da sua Embaixadora em Lisboa, as suas mais sentidas condolências.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Lacão.

O Sr. Jorge Lacão (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Partilhamos certamente nesta Câmara a consternação profunda pelo trágico acidente ocorrido no norte da Alemanha que, tendo vitimado varias dezenas de cidadãos alemães, vitimou simultaneamente varias dezenas de cidadãos europeus. Comungando dos lagos de fraternidade entre o povo português e o povo alemão, por um lado, mas partilhando também da consciência solidária de uma comunhão europeia, aqui manifestamos, junto da Sr.ª Embaixadora da Republica Federal Alemã em Portugal, as sentidas condolências que, seguramente, a Assembleia da República manifestará ao povo alemão.
A sociedade em que vivemos, uma sociedade de desenvolvimento a de progresso, a ela também uma sociedade onde os efeitos, ás vezes súbitos e tantas vezes trágicos, dos próprios desenvolvimentos tecnológicos nos fazem tomar consciência dos limites da condição humana. E são esses limites da condição humana que devem, porventura, estar sempre presentes em tantos momentos e sobretudo num momento trágico como este, para que os valores mais profundos da Humanidade nos juntem e todos nos sentimentos comuns.
Neste momento este sentimento é de dor e é este sentimento que queremos partilhar com o povo alemão.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Torres.

O Sr. Francisco Torres (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Faço, naturalmente, minhas as palavras do Sr. Deputado Jorge Lacão, expressando daqui também a solidariedade e as mais sinceras condolências á Sr.ª Embaixadora e a todo o povo alemão em nome desta Assembleia.

Páginas Relacionadas