O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tentar enganar o português mais incauto ou menos informado. É, como disse, um insulto à inteligência dos portugueses.

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o eleitoralismo a que o Governo está a lançar mão começa a atingir foros de escândalo, porque a nada corresponde: nem à antecipação de benefícios, nem a um bem-estar efectivo, nem a projectos reais para o País.

A Sr.ª Maria Celeste Correia (PS): - Vocês estão com medo!

A Oradora: - Traduz-se, apenas, em promessas de planos e projectos por parte de quem, por falta de obra, tem medo do julgamento popular.

A Sr.ª Rosa Maria Albernaz (PS): - Por isso é que as sondagens sobem!

A Oradora: - É a actuação própria de um Governo que não agiu, nem decidiu. É o Governo dos projectos porque nada tem concretizado; é o Governo que não pode inaugurar porque os anúncios não se vêem; é o Governo que se esgotou em palavras; é o Governo que se socorre de todos os enganos para tentar conservar-se no poder. Porque é um Governo com a consciência pesada!
Por nós, não deixamos de denunciar este eleitoralismo. Mas uma certeza todos temos: os portugueses são inteligentes e sabem distinguir o trigo do joio!

Vozes do PS: - Sabem, sabem!

A Oradora: - Os portugueses são inteligentes e sabem bem que este é já um Governo cansado e esgotado, que este é um Governo do passado, não é um Governo do futuro e com futuro! Os portugueses sabem que é preciso mudar e, especialmente, que vale a pena mudar!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos à Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, inscreveram-se os Srs. Deputados Manuel dos Santos e Luís Queiró.
Tem a palavra o Sr. Deputado Manuel dos Santos.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, há duas formas de fazer política: uma delas custa apenas 120$ - é ler o jornal e elencar um conjunto de dificuldades que a população portuguesa tem no seu quotidiano..., os incêndios, as pessoas que morrem... -, outra é estudar profundamente os problemas. Na sua bancada, a maioria dos Deputados limita-se a comprar os jornais.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Reconheço que V. Ex.ª estuda os problemas, só que nem sempre os estuda bem e, sobretudo, justamente.
A Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite fez parte de um governo que elaborou uma teoria que ficou na história política de Portugal, a "teoria do oásis". V. Ex.ª acaba, agora, de elaborar, na oposição, uma nova teoria que vai ficar na história política de Portugal, a "teoria do caos". Mas não é a teoria do caos matemático que a senhora e eu conhecemos bem, é a teoria de um caos caótico, do "nada está feito", de um mundo virtual que só a Sr.ª Deputada vê, porque ninguém vê o mundo que V. Ex.ª anunciou e que diz que existe em Portugal.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - E, sobretudo, não o vêem os portugueses, como, aliás, terá a prova provada nos próximos actos eleitorais.
De todo o modo, há aspectos da sua intervenção que merecem a minha consideração e a minha análise.
Devo dizer-lhe, Sr.ª Deputada, que se estivesse no seu lugar, sabendo eu que o fez, na altura, de forma sincera, teria algum cuidado com as previsões que fazia, sobretudo em matéria fiscal. É porque a Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite terminou a sua intervenção dizendo que o próximo ano vai ser uma desgraça do ponto de vista da fiscalidade, o tal "vote agora, pague depois", mas não tem grande autoridade em matéria fiscal.
A Sr.ª Deputada defendeu aqui, durante três ou quatro Orçamentos do Estado seguidos, que iam aumentar a carga fiscal e os impostos,...

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - E aumentaram!

O Orador: - ... mas, hoje, é inequívoco - está perfeitamente comprovado! - que os impostos e a carga fiscal não aumentaram!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Portanto, Sr.ª Deputada, mesmo reconhecendo a valia técnica do seu raciocínio, é muito difícil levá-la a sério. A Sr.ª Deputada, em matéria fiscal, com toda a franqueza, "não acerta uma", por isso, não vai acertar mais uma vez, seguramente.
A Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite desafiou o Governo a apresentar obra. Naturalmente que, no curto período de tempo de que disponho, não posso apresentar toda a obra do Governo,...

O Sr. Azevedo Soares (PSD): - Um minuto chega bem!

O Orador: - ... mas, referindo-me à área que conhecemos melhor, é verdade ou mentira que, durante estes quatro anos, aumentou o rendimento real das famílias portuguesas?

O Sr. Miguel Macedo (PSD): - Afinal, essa é que é a "teoria do oásis"!

O Orador: - Ó Sr.ª Deputada, é verdade ou mentira que, durante estes quatro anos, aumentou a convergência real da economia portuguesa com a média europeia?
Ó Sr.ª Deputada, é verdade ou mentira que, durante estes quatro anos, avançou poderosamente a modernização dos tecidos industrial e económico portugueses?
Ó Sr.ª Deputada, é verdade ou mentira que, durante estes quatro anos, se verificou uma razoável moderação dos preços?
Ó Sr.ª Deputada, é verdade ou mentira que, durante estes quatro anos, se conseguiu a estabilidade financeira ao nível do Orçamento do Estado?