O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0927 | I Série - Número 018 | 31 de Outubro de 2003

 

O Sr. Guilherme Silva (PS): - Passado recente!

O Orador: - Sobre isso gostava de dizer duas coisas que os portugueses entendem muito bem. Há algo de que os senhores não nos podem culpar: das promessas que os senhores fizeram aos portugueses nas eleições e que não estão a cumprir! Os senhores estão a fazer o contrário do que prometeram aos portugueses!

Aplausos do PS.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Mas ainda vamos a tempo!

O Orador: - Nesse caso, não podem dizer que as promessas são do PS. As promessas são do PSD, as promessas são do CDS-PP e a prática concreta de fazerem o contrário é da vossa responsabilidade.
Alguém de entre nós se comprometeu com os portugueses a dizer que ia haver conjugação das pensões mínimas com o salário mínimo nacional?!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Mas vai haver!

O Orador: - Foram os senhores! E agora, na prática, verifica-se um menor aumento, um menor esforço financeiro para as pensões do que se verificou no passado. Foram os senhores que enganaram os portugueses! Foram os senhores que prometeram aos portugueses o que não podiam cumprir e que agora tentam esconder essa realidade, dizendo que a culpa é dos outros.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não é verdade!

O Orador: - Srs. Deputados, mudem de ideia porque essa já lá não vai!
Mais: se pensam que a culpa era do PS, por que razão os senhores não fazem melhor do que fizemos no passado e melhoram a situação em Portugal?

Aplausos do PS.

Vozes do PSD: - Estamos a fazer melhor!

O Orador: - Por que razão, hoje, em todas estas áreas, a situação está pior em Portugal do que no passado?
Sr. Deputado, esse é o desafio que vos faço, o de fazerem bem. É por isso que lhe digo: sou da oposição, mas sou português! Tomara eu não ter de vir dizer que há 150 000 cidadãos em lista de espera!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Há concidadãos nossos que, à conta dessa política, podem pagar com a vida esses atrasos!
Tomara eu, como membro do Partido Socialista, não ver ninguém nas listas de espera e poder vir aqui dar os parabéns ao Governo por ter resolvido este problema. Mas, infelizmente, os senhores aumentaram as listas de espera em Portugal em mais 25% do que no passado.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Para uma interpelação à Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra.