O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2713 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004

 

a Luanda,…

Protestos do Deputado do PSD Jorge Nuno Sá.

… Portugal democrático sabia de que lado é que estava: não era do lado do colonialismo, era, pelo contrário, do lado da autodeterminação, do lado do respeito pelos povos.

O Sr. João Rebelo (CDS-PP): - E os cubanos?!

O Orador: - Essa é a diferença que está mergulhada no passado sobre o colonialismo. Essa é a diferença que separou as esquerdas e as direitas, nessa altura, e que nos separa, hoje. Esse é o crime que importa discutir! Porque dizerem-nos que o colonialismo podia ter sido substituído de outra forma exige o esforço de reflexão sobre que alternativa era possível, não acabando com a guerra, sobre que alternativa era possível, não entregando o poder aos movimentos legitimamente reconhecidos do ponto de vista internacional - todos eles!

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se. Tenha a bondade de concluir.

O Orador: - Concluo, Sr. Presidente, mas estas interrupções nem me deixam ouvir a sua palavra!

Protestos do PSD.

Essa é toda a diferença que nos separa da vergonha e do crime.
Por isso mesmo, porque esta grande diferença existe, votaremos a favor deste voto,…

Vozes do PSD: - Oh!…

O Orador: - … não deixando de reconhecer que há um facto político novo neste debate: é que o Partido Popular está sozinho!

Aplausos do BE.

Risos de Deputados do CDS-PP.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Mais vale só do que mal acompanhado!

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Castro.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O facto para que o voto apresentado pelo Partido Socialista remete não é um jogo de palavras, nem é, porventura, um excesso que um dirigente da direita parlamentar…

Protestos do CDS-PP.

… tenha usado, num momento de excitação, para com alguém que representou um papel na história contemporânea do nosso país.

Protestos do CDS-PP.

A questão para que remete o voto do Partido Socialista e aquilo que inequivocamente traduz a posição da direita neste Parlamento é que, ao fim de 30 anos, está aqui porque houve liberdade, está aqui porque houve 25 de Abril, mas continua a conviver mal com a História,…

Vozes do CDS-PP: - É mentira!

… continua a conviver mal com a democracia,…