O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | I Série - Número: 024 | 11 de Dezembro de 2008

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Campos Ferreira.

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Ginestal, quem o ouve falar da irresponsabilidade do PSD sobre esta matéria até pode pensar (aliás, não pensa, porque já sabe qual é a atitude típica do Partido Socialista nestas matérias!) que o PSD é contra as inspecções sanitárias e contra a intervenção com vista à salvaguarda da saúde pública que uma entidade administrativa como a ASAE deve fazer.
Gostaria de dizer-lhe, Sr. Deputado, com toda a franqueza mas também com muito humor, porque isto não pode ser tomado de outra forma, que o Sr. Deputado está a fazer um aproveitamento político de uma entidade administrativa, que tem de cumprir as suas funções, de tal forma que até parece que a ASAE é um novo órgão do Partido Socialista, que pertence ao comité político do Partido Socialista!

Aplausos do PSD.

O que o Sr. Deputado veio aqui fazer foi um aproveitamento político do facto de a ASAE ter cumprido com as suas obrigações. Neste momento, os inspectores da ASAE devem estar muito aborrecidos com o Partido Socialista por este estar a transformá-los em pessoas que estão ao serviço do Partido Socialista, quando o que esta entidade fez foi limitar-se a cumprir com a sua função.
Sr. Deputado, não partidarize estas questões! Deixe a ASAE fazer o seu trabalho, deixe a ASAE intervir como deve, deixe a ASAE ter rigor quando deve tê-lo e não tente ir buscar os louros nestas questões, porque essa não é a atitude política que devemos tomar, quando somos sérios.
Ao Partido Socialista falta muitas vezes seriedade. Esta foi uma delas! Que fique registado que a falta de seriedade do Partido Socialista nesta matéria se traduziu no aproveitamento político indevido, não legítimo, de uma situação que compete a uma entidade administrativa que, pelos vistos, actuou bem, actuou rápido e cumpriu com a sua obrigação. Mas a obrigação do Partido Socialista não é colher votos à custa da intervenção de uma entidade administrativa.

Protestos do PS.

O Sr. Deputado perdeu uma boa oportunidade de estar calado e o Partido Socialista perdeu uma boa oportunidade de deixar quem deve fazer o trabalho que faça.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Ginestal.

O Sr. Miguel Ginestal (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Campos Ferreira, ainda bem que o PSD veio a este debate.
A Assembleia da República criou um grupo de trabalho, por proposta do PS, para tratar das questões relativas aos pequenos produtores, e se alguém foi atacado durante meses a fio pelos partidos da oposição, designadamente os da direita, foi a ASAE. Aproveitaram esse grupo de trabalho para atacar a ASAE e para, aos olhos dos portugueses, descredibilizarem publicamente esta entidade. Este foi um mau serviço que os senhores, PSD e CDS, fizeram ao País!

Aplausos do PS.

Srs. Deputados, ainda bem que não fomos nas vossas «falinhas mansas», porque os senhores bem sabem o que fizeram no tempo em que foram governo. No início da década de 90, os senhores esconderam dos portugueses a BSE, a crise das «vacas loucas», e isso lançou sobre os portugueses, anos a fio, desconfiança