26 | I Série - Número: 029 | 20 de Fevereiro de 2009
iludam! — quem não está a favor, quem se abstém na votação desta lei, está contra. Aqui não há meias soluções, Srs. Deputados!
Aplausos do PS.
Os senhores, na prática, estão contra o Estatuto da Região Autónoma dos Açores. Assumam essa responsabilidade com coragem! Não fujam para a abstenção.
Aplausos do PS.
Protestos do PSD.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Saudamos o Estado unitário com regiões autónomas. Saudamos o Estatuto que vamos votar aqui. Congratulamo-nos muito com aqueles que já votaram a lei eleitoral que permitiu a pluralidade da Assembleia Legislativa da Região Autónoma.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Depurados, vamos suspender a reunião até às 12 horas, hora a que agendámos as votações regimentais.
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Peço a palavra, Sr. Presidente.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Deputado.
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Desculpe, Sr. Presidente, mas a votação da matéria que acabámos de discutir é imediata.
O Sr. Presidente: — A votação ç imediata,»
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — É verdade!
O Sr. Presidente: — » mas temos indicado que as votações regimentais são ás 12 horas.
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Não, não!
Protestos do PS.
Peço desculpa, Sr. Presidente, mas, em Conferência de Líderes, acordámos colocar como último tema a ser discutido o do Estatuto dos Açores para o aproximar das 12 horas, não foi para fazer a votação a essa hora.
O Sr. Presidente: — Por isso mesmo, para o aproximar das 12 horas, isto é, para o aproximar da hora das votações regimentais.
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Não, não!
O Sr. Presidente: — Podíamos perfeitamente ter colocado o Estatuto todo em sede de votações regimentais e foi por uma razão de previsibilidade em relação a todos os Deputados quanto à hora das votações que indicámos as 12 horas como hora das votações, aproximando, assim, o agendamento da iniciativa desta hora.