42 | I Série - Número: 041 | 21 de Janeiro de 2011
Aplausos do PSD.
O Sr. Deputado Bruno Dias está fora deste debate! Lamento dizê-lo, mas está fora deste debate! O PCP não apresentou nenhuma proposta e resolve compensar essa falha fazendo aqui uma intervenção inflamada e despropositada sobre uma matéria em relação à qual o PSD não aceita lições do PCP!
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — A defesa da honra da bancada foi feita relativamente a dois grupos parlamentares distintos, mas espero que não respondam ambos.
Tem a palavra, para dar explicações, o Sr. Deputado Bruno Dias.
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Sr. Presidente, V. Ex.ª dirá como entende resolver esta questão, porque há um pedido de defesa da honra da bancada relativamente ao PCP e ao Partido Ecologista «Os Verdes» e vou dar explicações sobre aquilo que me compete.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Podiam reunir-se na coligação! Façam uma reunião e decidam!
O Sr. Bruno Dias (PCP): — A partir daí, V. Ex.ª fará o que achar melhor.
O Sr. Presidente: — Então, a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia dará explicações a seguir.
Tem a palavra, Sr. Deputado Bruno Dias.
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Teresa Morais, se não me enganei a ler o Regimento, julgo que o PSD ainda não tem a prerrogativa de definir ou decidir quem é que está fora dos debates.
A Sr.ª Teresa Morais (PSD): — O Sr. Deputado sabe perfeitamente o que é que quis dizer!
O Sr. Bruno Dias (PCP): — O PCP está de corpo inteiro e com muita honra neste debate há muitos anos, muito antes de fazermos este tipo de discussões parlamentares sobre projectos de resolução.
Portanto, sempre estivemos e continuaremos a estar neste debate com muita honra na Assembleia da República e fora dela, pelo que começo por rectificar essa afirmação, essa figura de estilo, que poderá ter sido menos bem conseguida.
Quero também corrigir que não procurei qualificar os Srs. Deputados. Se eu quisesse, entenderia fazê-lo noutro âmbito, mas o que se trata aqui é de debate político sobre a conduta política de cada partido.
A Sr.ª Teresa Morais (PSD): — Curiosamente, não atacou o Governo!
O Sr. Bruno Dias (PCP): — E o gesto, a atitude, a conduta de um grupo parlamentar, ou de uma força política, que junto das populações assume compromissos e defende um determinado projecto, de uma forma muito veemente,»
Vozes do PCP: — Exactamente!
Vozes do PSD: — Deve estar a falar do PS»!
O Sr. Bruno Dias (PCP): — » e que, depois, na altura decisiva, quando se trata de viabilizar a concretização desse mesmo projecto, na Assembleia da República, inviabiliza essa mesma proposta que é apresentada no devido tempo, então, Sr.ª Deputada Teresa Morais, não estou a dizer que V. Ex.ª é demagoga, estou a dizer que o PSD fez demagogia.