O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 | I Série - Número: 071 | 1 de Abril de 2011

O PCP considera que é preciso uma ruptura clara com as opções políticas quer do PS quer do PSD, não obstante os discursos hipócritas aqui proferidos.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Muito bem!

O Sr. Jorge Machado (PCP): — A manifestação de amanhã da Interjovem contra a precariedade é um primeiro passo, uma primeira resposta contra esta hipocrisia que aqui se vive.

Aplausos do PCP.

A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado António Leitão Amaro.

O Sr. António Leitão Amaro (PSD): — Sr.ª Presidente, Srs. Deputados Catarina Martins e Jorge Machado, peço que se entendam: ou o PSD tem propostas ou o PSD não tem propostas. No vosso discurso dizem uma coisa e o seu contrário.

A Sr.ª Catarina Martins (BE): — Ter propostas para aumentar o desemprego é fácil!

O Sr. António Leitão Amaro (PSD): — No entanto, o grande problema não é esse.
Os Srs. Deputados lembram-me aqueles absolutistas, os miguelistas realistas, que, no início do século XIX, para tentarem combater a Carta Constitucional que trazia mais direitos aos portugueses, inventavam e diziam: «Temos de recusar esta Carta Constitucional porque vai obrigar a pagar multas às mulheres que têm cabelo atado, vai permitir que irmãos se casem com irmãs, vai dizer que só pode haver missas em cada duas léguas!».

A Sr.ª Mariana Aiveca (BE): — Mas de que é que está a falar?!

O Sr. António Leitão Amaro (PSD): — Srs. Deputados, não deturpem! Falem a verdade! Entendam-se! Há propostas? Há! A grande diferença, Srs. Deputados, entre esse e este lado do hemiciclo é que deste lado se quer criar emprego»

O Sr. João Oliveira (PCP): — Precário!

Protestos do BE.

O Sr. António Leitão Amaro (PSD): — » e desse lado se quer estar quieto.
Ainda nesta sessão legislativa, o PSD apresentou uma proposta para reduzir recibos verdes e desemprego, dando mais trabalho. O que é que os Srs. Deputados fizeram? Votaram contra e recusaram a criação de emprego.

Protestos do PCP.

Srs. Deputados, há uma aliança nesta Câmara, que é conhecida: é a aliança da esquerda pela rigidez, contra a criação de trabalho.

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Mentira!

O Sr. António Leitão Amaro (PSD): — Srs. Deputados, é aliança da esquerda pelo investimento público, que deixa uma factura para as jovens gerações.

Vozes do PSD: — Muito bem lembrado!