12 DE OUTUBRO DE 2023
3
O Sr. Presidente: — Muito boa tarde, Sr.as e Srs. Deputados. Estamos em condições de iniciar os nossos trabalhos. Eram 15 horas e 6 minutos. Solicito aos Srs. Agentes da autoridade o favor de abrirem as galerias ao público. Pausa. Muito obrigado. O primeiro ponto da nossa ordem do dia é, ao abrigo do artigo 72.º do Regimento, um debate de urgência,
requerido pelo PSD, sobre o tema «Riscos que a incapacidade do Governo em valorizar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde está a comportar para a qualidade dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes servidos pelo sistema público de saúde».
Antes disso, temos a leitura do expediente, de modo que passo a palavra, para o efeito, à Sr.ª Secretária Palmira Maciel.
A Sr.ª Secretária (Palmira Maciel): — Sr. Presidente, deram entrada na Mesa, e foram admitidas pelo Sr.
Presidente, várias iniciativas legislativas. Refiro, em primeiro lugar, as Propostas de Lei n.os 107/XV/2.ª (ALRAA), que baixa à 13.ª Comissão, e
109/XV/2.ª (GOV), que baixa à 5.ª Comissão, em conexão com as demais Comissões. Deram também entrada os Projetos de Lei n.os 936/XV/2.ª (PCP), que baixa à 10.ª Comissão,
938/XV/2.ª (CH), que baixa à 1.ª Comissão, em conexão com a 11.ª Comissão, 939/XV/2.ª (CH), que baixa à 5.ª Comissão, e 942/XV/2.ª (PAN), que baixa à 12.ª Comissão.
Deram ainda entrada os Projetos de Resolução n.os 926/XV/2.ª (CH), que baixa à 11.ª Comissão, 927/XV/2.ª (PSD), que baixa à 9.ª Comissão, 928/XV/2.ª (PSD), que baixa à 9.ª Comissão, 929/XV/2.ª (PAN), que baixa à 11.ª Comissão, 930/XV/2.ª (PAN), que baixa à 11.ª Comissão, 931/XV/2.ª (PAR), 932/XV/2.ª (CH), 933/XV/2.ª (CH), 934/XV/2.ª (IL), que baixa à 12.ª Comissão, 935/XV/2.ª (PAN) e 936/XV/2.ª (PAN).
Por fim, informo que o Projeto de Resolução n.º 925/XV/2.ª (PAN) não foi admitido. O Sr. Presidente: — Pede-me a Sr.ª Deputada Inês de Sousa Real que transmita à Câmara que não poderá
estar presente hoje e amanhã porque se encontra em reunião da sua família política europeia em Bruxelas,… O Sr. Pedro Pinto (CH): — É o PPE (Partido Popular Europeu)! O Sr. Presidente: — … coisa que faço, tratando-se de um partido com representação de um só Deputado. Passamos então ao debate de urgência, requerido pelo PSD, sobre a saúde. Para abrir o debate, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Santos. O Sr. Miguel Santos (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: O poder
só faz sentido se for exercido para ser colocado ao serviço do povo e do País. Este Governo tornou-se um óbice, o principal obstáculo ao desenvolvimento do País. Estão a amordaçar a sociedade, agarrando-a a uma letargia que só serve para se perpetuarem no poder.
A pergunta é, Sr. Ministro: quando vão resolver esta atrapalhada em que mergulharam o Serviço Nacional de Saúde (SNS)? Quando é que os portugueses poderão contar novamente com o acesso a um sistema de saúde em que possam confiar?
Um ano depois, o Governo não consegue aprovar os estatutos da dita direção executiva. Na verdade, a dita direção sempre nasceu para ser cosmética e não para atuar efetivamente com atribuições e instrumentos de decisão. E o Primeiro-Ministro, o que tem com isto? E os portugueses, como ficam?
Os portugueses, esses, têm de se desenrascar. Quem tem um subsistema de saúde ou um sistema complementar ou paga um seguro privado de saúde sempre se desenrasca. Metade da população fica dependente da resposta direta do Serviço Nacional de Saúde,…